27 de abr 2025
Fraude no INSS é desmantelada após anos de desvios de bilhões de aposentados
Operação Sem Desconto desmantela esquema de fraudes no INSS, afastando presidente e servidores após alertas ignorados. A fraude perdurou por anos.
O prédio do INSS em Brasília (Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo)
Ouvir a notícia:
Fraude no INSS é desmantelada após anos de desvios de bilhões de aposentados
Ouvir a notícia
Fraude no INSS é desmantelada após anos de desvios de bilhões de aposentados - Fraude no INSS é desmantelada após anos de desvios de bilhões de aposentados
A Operação Sem Desconto desmantelou um esquema de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que desviou bilhões de reais destinados a aposentados e pensionistas desde 2016. O golpe, que se intensificou durante os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro, foi descoberto após alertas ignorados pela gestão anterior.
A operação, realizada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU), resultou no afastamento do presidente do INSS e de outros cinco servidores. A CGU havia notificado o INSS sobre as irregularidades sete meses antes da operação, mas os avisos não foram levados em consideração. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou a situação a e-mails da Pfizer que foram ignorados pelo governo anterior.
Os fraudadores, que operavam há anos, estavam próximos de se aposentar utilizando os próprios descontos indevidos. A descoberta do esquema representa um passo significativo na luta contra a corrupção e a proteção dos direitos dos beneficiários do INSS. As investigações continuam para identificar todos os envolvidos e recuperar os recursos desviados.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.