07 de mai 2025
Jornalista peruano é assassinado em Iquitos, elevando preocupações sobre segurança na imprensa
Jornalista Raúl Celis López é assassinado em Iquitos, elevando para dois os casos de homicídio de jornalistas no Peru em 2024. ANP pede investigação.
Radialista peruano Raúl Celis López é assassinado na Amazônia, perto da fronteira com o Brasil (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Jornalista peruano é assassinado em Iquitos, elevando preocupações sobre segurança na imprensa
Ouvir a notícia
Jornalista peruano é assassinado em Iquitos, elevando preocupações sobre segurança na imprensa - Jornalista peruano é assassinado em Iquitos, elevando preocupações sobre segurança na imprensa
O jornalista peruano Raúl Celis López foi assassinado a tiros nesta quarta-feira, em Iquitos, por homens encapuzados. Ele é o segundo jornalista morto no Peru em 2023, após o assassinato de Gastón Medina em janeiro. A informação foi divulgada pela Associação Nacional de Jornalistas (ANP).
López, âncora de uma rádio na região de fronteira com o Brasil, foi atacado por volta das 5h30 (horário local) enquanto se dirigia ao trabalho de mototáxi. Dois homens em uma motocicleta interceptaram o jornalista. O filho de López estava com ele no momento do ataque, mas não foi ferido.
A ANP exige uma investigação rápida e eficaz sobre o crime, que se soma ao aumento da violência contra jornalistas no país. O Instituto Prensa y Sociedad, uma ONG formada por jornalistas, também condenou o assassinato e destacou que não se pode descartar a relação do crime com o trabalho jornalístico de López.
O aumento da violência contra profissionais da imprensa no Peru tem gerado preocupação. Em janeiro, Gastón Medina foi assassinado após denunciar corrupção e extorsão. A ANP e outras organizações pedem medidas urgentes para proteger os jornalistas e garantir a liberdade de expressão no país.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.