Saúde

Benefícios da terapia com água fria podem ser temporários, revela estudo

Pesquisa revisou 11 estudos com 3.177 participantes saudáveis sobre imersão em água fria. Benefícios incluem redução do estresse e leve melhora na qualidade de vida. Efeitos positivos são temporários, durando até 12 horas após a imersão. Limitações nos estudos incluem falta de diversidade e número reduzido de participantes. Recomenda se cautela para pessoas com condições de saúde pré existentes.

Em um novo estudo que examina os benefícios da imersão em água fria, os participantes apresentaram níveis de estresse reduzidos nas 12 horas seguintes à exposição. (Foto: Charlie Chesvick/Getty Images)

Em um novo estudo que examina os benefícios da imersão em água fria, os participantes apresentaram níveis de estresse reduzidos nas 12 horas seguintes à exposição. (Foto: Charlie Chesvick/Getty Images)

Ouvir a notícia

Benefícios da terapia com água fria podem ser temporários, revela estudo - Benefícios da terapia com água fria podem ser temporários, revela estudo

0:000:00

A imersão em água fria, como banhos de gelo ou duchas frias, ganhou popularidade recentemente, mas seus benefícios ainda são debatidos. Uma nova pesquisa sugere que essa prática pode reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida, embora os efeitos sejam temporários e dependam do método utilizado. Tara Cain, pesquisadora da Universidade da Austrália do Sul, destacou que, apesar do uso em contextos esportivos, pouco se sabe sobre os efeitos na população geral.

O estudo, publicado em 29 de janeiro na revista PLoS One, analisou 11 investigações anteriores com 3.177 adultos saudáveis. Os participantes foram imersos em água fria por períodos que variaram de 30 segundos a duas horas, com temperaturas entre 7°C e 15°C. Os resultados mostraram que a imersão reduziu os níveis de estresse apenas nas 12 horas seguintes e que duchas frias de curta duração melhoraram ligeiramente a qualidade de vida, mas os efeitos desapareceram após três meses.

Além disso, a pesquisa indicou que a imersão em água fria pode estar relacionada a uma melhora no sono, embora os dados sejam limitados a homens. Ben Singh, coautor do estudo, observou que a imersão pode causar um aumento temporário na inflamação, o que é uma resposta do corpo ao frio. Essa reação, embora contraditória, é semelhante ao processo de recuperação muscular após exercícios, mas pode ser prejudicial para pessoas com condições de saúde preexistentes.

Os pesquisadores ressaltaram que ainda faltam estudos de alta qualidade para determinar quem mais se beneficia da imersão em água fria e qual a abordagem ideal. Steven Malin, professor associado, afirmou que a imersão pode ser útil para atletas, mas também alertou que o uso excessivo pode prejudicar a síntese de proteínas musculares. Ele recomendou que pessoas com condições de saúde consultem um profissional antes de tentar essa terapia.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela