14 de fev 2025
Dermatologistas revelam dicas para melhorar a celulite antes do carnaval
A celulite, comum entre mulheres, é causada por fatores hormonais e genéticos. Especialistas afirmam que é possível melhorar a aparência da celulite até o carnaval. Mudanças no estilo de vida, como alimentação e exercícios, são essenciais. Tratamentos estéticos, como radiofrequência e subcisão, ajudam em graus avançados. Produtos tópicos podem amenizar a celulite, mas não resolvem a causa do problema.
Celulite (Foto: Freepik)
Ouvir a notícia:
Dermatologistas revelam dicas para melhorar a celulite antes do carnaval
Ouvir a notícia
Dermatologistas revelam dicas para melhorar a celulite antes do carnaval - Dermatologistas revelam dicas para melhorar a celulite antes do carnaval
A celulite atinge nove em cada dez mulheres, independentemente de sua forma física ou percentual de gordura. Embora seja uma condição estética comum, muitas mulheres prefeririam não tê-la, especialmente durante o verão e o carnaval. Especialistas afirmam que é possível melhorar a aparência da celulite em um curto período, embora não seja viável eliminá-la completamente até o carnaval. A dermatologista Paola Pomerantzeff destaca que algumas ações podem ajudar a melhorar o aspecto da pele.
A celulite, ou lipodistrofia ginoide, é caracterizada pelo acúmulo de gordura sob a pele, resultando em um aspecto de casca de laranja. Embora mais comum em mulheres devido a fatores hormonais e anatômicos, os homens também podem apresentá-la, mas em menor proporção. A condição é influenciada por fatores como hereditariedade, alimentação inadequada, sedentarismo e tensão emocional. O tratamento varia conforme o grau da celulite, que pode ser classificada de I a IV, sendo que os graus I e II apresentam melhores resultados com intervenções de curto prazo.
Para melhorar a celulite até o carnaval, é essencial adotar mudanças no estilo de vida, como uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. Abdo Salomão Junior, dermatologista, recomenda ingerir bastante água, evitar carboidratos refinados, gorduras saturadas e álcool, além de realizar atividades aeróbicas e musculação. Tratamentos estéticos, como radiofrequência e ultrassom, podem ser eficazes para os graus I e II, enquanto os graus mais avançados podem se beneficiar de procedimentos como subcisão e bioestimuladores de colágeno.
Embora produtos tópicos possam melhorar temporariamente a aparência da celulite, eles não tratam a causa do problema. Cremes anticelulite geralmente possuem uma base termogênica, que aumenta a tensão superficial da pele. A drenagem linfática é uma técnica recomendada para ajudar a combater a celulite, mas os especialistas ressaltam que a manutenção de um estilo de vida saudável é fundamental para resultados duradouros.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.