27 de mar 2025
Sleepmaxxing: a tendência viral que promete melhorar o sono, mas traz riscos à saúde
A nova tendência "sleepmaxxing" promete melhorar o sono, mas especialistas alertam para riscos de algumas práticas. Conheça os cuidados necessários.
Influenciadora que segue o 'sleepmaxxing' (Foto: Reprodução/TikTok)
Ouvir a notícia:
Sleepmaxxing: a tendência viral que promete melhorar o sono, mas traz riscos à saúde
Ouvir a notícia
Sleepmaxxing: a tendência viral que promete melhorar o sono, mas traz riscos à saúde - Sleepmaxxing: a tendência viral que promete melhorar o sono, mas traz riscos à saúde
A prática conhecida como "sleepmaxxing" ganhou popularidade nas redes sociais, especialmente no TikTok, onde usuários compartilham métodos para melhorar a qualidade do sono. Essa tendência inclui desde rotinas relaxantes até o uso de dispositivos específicos, como fitas adesivas para a boca e expansores nasais, além de coquetéis de magnésio e dicas alimentares, como o consumo de kiwi antes de dormir. Embora muitos relatem benefícios, especialistas alertam para os riscos associados a algumas dessas práticas.
A consultora de ciência do sono da Aeroflow Sleep, Carleara Weiss, expressa preocupação com a comercialização do sono. Segundo ela, "devemos ter cuidado para não desviar o foco do real bem-estar para outro, de apenas comprar mais e mais produtos." O termo "sleepmaxxing" abrange uma variedade de dicas que prometem ajudar as pessoas a adormecer mais rapidamente e a ter um sono mais profundo, refletindo a crescente busca por um descanso reparador.
Entretanto, a eficácia de algumas técnicas é questionada. O uso de fitas adesivas na boca, por exemplo, pode não ser adequado para todos e, em alguns casos, pode piorar a respiração durante o sono. O neurologista Clete A. Kushida, da Stanford Health Care, alerta que "pesquisas limitadas mostram que a fita adesiva na boca pode não ser eficaz para todos os respiradores bucais durante o sono." Ele também menciona os riscos de complicações, como pneumonia por aspiração.
Por outro lado, algumas práticas têm respaldo científico. O uso de óculos bloqueadores de luz azul é considerado benéfico para regular os ritmos circadianos, enquanto estudos indicam que o consumo de kiwi antes de dormir pode aumentar os níveis de serotonina e melatonina, melhorando a qualidade do sono. Assim, a busca por um sono reparador continua a motivar muitos, que estão dispostos a experimentar diferentes métodos para alcançar esse objetivo.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.