07 de jul 2025

Ambulância para pets é criada em São Paulo para emergências animais
Ambulâncias veterinárias em São Paulo atendem emergências com equipamentos avançados e demandam atenção urgente para pets em risco.

Ambulância utilizada na remoção de animais não é personalizada (Foto: Debora Alexandre/UOL)
Ouvir a notícia:
Ambulância para pets é criada em São Paulo para emergências animais
Ouvir a notícia
Ambulância para pets é criada em São Paulo para emergências animais - Ambulância para pets é criada em São Paulo para emergências animais
A ambulância veterinária já é uma realidade em São Paulo, com serviços como o da empresa Vita, que oferece atendimento emergencial para pets. Recentemente, uma ambulância da Vita transportou uma cachorrinha pinscher, chamada Maiorzinha, que apresentava crise respiratória. O deslocamento do animal até um hospital veterinário levou apenas 39 minutos.
A unidade móvel conta com equipamentos semelhantes aos utilizados em ambulâncias humanas, incluindo um cardioversor e um ventilador de oxigênio. O serviço é pago, com custo médio de R$ 400 por remoção, podendo chegar a R$ 800 em casos de transporte de UTI. Durante o atendimento, a cachorrinha recebeu oxigênio e um sedativo leve para estabilizar sua condição.
A equipe é composta por uma médica veterinária e uma auxiliar, que também dirige a ambulância. Ingrid Duarte, auxiliar, destacou que ainda não existe uma legislação específica para esse tipo de serviço, que é relativamente novo na cidade. A veterinária Victória Veronesi ressaltou que a ambulância possui capacidade para atender humanos, com apenas algumas adaptações para animais.
Durante o transporte, a sirene não foi utilizada para evitar estresse na cachorrinha, que teve batimentos cardíacos monitorados. Ao chegar à clínica WeVets, Maiorzinha foi internada na UTI, onde recebeu os cuidados necessários. O serviço da Vita realiza entre 8 a 10 remoções diárias, refletindo a crescente demanda por atendimento veterinário emergencial na capital paulista.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.