08 de fev 2025
Suplemento de ômega 3 pode retardar envelhecimento biológico em idosos, revela estudo
Um ensaio clínico com 777 idosos mostrou que ômega 3 retarda envelhecimento. A combinação de ômega 3, vitamina D e exercícios teve resultados positivos. O envelhecimento biológico foi medido por relógios epigenéticos, revelando efeitos. Intervenções reduziram risco de câncer e fragilidade em três anos de estudo. Limitações incluem falta de padronização e amostra não representativa globalmente.
Suplementos de óleo de peixe com ômega 3 (Foto: Freepik)
Ouvir a notícia:
Suplemento de ômega 3 pode retardar envelhecimento biológico em idosos, revela estudo
Ouvir a notícia
Suplemento de ômega 3 pode retardar envelhecimento biológico em idosos, revela estudo - Suplemento de ômega 3 pode retardar envelhecimento biológico em idosos, revela estudo
Um estudo recente publicado na revista Nature Aging sugere que um suplemento diário de ômega 3 pode retardar o envelhecimento biológico em idosos, especialmente quando combinado com vitamina D e exercícios. A pesquisa, que envolveu mais de 700 participantes com 70 anos ou mais na Suíça, durou três anos e utilizou ferramentas de biologia molecular conhecidas como relógios epigenéticos para medir as taxas de envelhecimento.
Os participantes foram divididos em grupos que consumiram 2 mil unidades internacionais (ui) de vitamina D, 1 grama de ômega 3 por dia e/ou realizaram um programa de exercícios de 30 minutos, três vezes por semana. Os resultados mostraram que o consumo de ômega 3 retardou o envelhecimento biológico em até quatro meses, independentemente do sexo, idade ou índice de massa corporal dos participantes. A combinação de ômega 3, vitamina D e exercícios apresentou resultados ainda mais promissores.
Além de retardar o envelhecimento, as intervenções em conjunto reduziram o risco de câncer e preveniram a fragilidade ao longo do estudo. Os autores destacam que, embora cada intervenção atue por mecanismos diferentes, elas se potencializam mutuamente, resultando em um efeito global mais forte. No entanto, os pesquisadores reconhecem limitações, como a falta de uma medida padronizada do envelhecimento biológico e a representatividade da amostra.
O ômega 3, encontrado em sementes, nozes e peixes, já é conhecido por seus benefícios à saúde, incluindo aumento da imunidade e melhora da saúde cardíaca. A pesquisa reforça a importância do consumo regular dessa gordura "boa", que também está ligada a alterações nos marcadores epigenéticos, que influenciam a atividade gênica e o comportamento celular.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.