26 de mai 2025
Justiça determina que Bradesco custeie congelamento de óvulos de paciente com câncer
Justiça de São Paulo obriga Bradesco a custear congelamento de óvulos de paciente com câncer de mama e a ressarcir gastos em clínica particular.
Congelamento de óvulo é realizado antes do tratamento quimioterápico, que pode afetar a fertilidade. (Foto: Karime Xavier/Folhapress)
Ouvir a notícia:
Justiça determina que Bradesco custeie congelamento de óvulos de paciente com câncer
Ouvir a notícia
Justiça determina que Bradesco custeie congelamento de óvulos de paciente com câncer - Justiça determina que Bradesco custeie congelamento de óvulos de paciente com câncer
A Justiça de São Paulo decidiu que o plano de saúde Bradesco deve custear o congelamento de óvulos de uma paciente diagnosticada com câncer de mama. A determinação foi proferida pela 42ª Vara Cível da Capital e cabe recurso. O Bradesco não se manifestou até o fechamento desta reportagem.
A paciente buscou o congelamento de óvulos antes de iniciar a quimioterapia, que pode comprometer sua fertilidade. O juiz André Augusto Salvador Bezerra destacou que negar o direito à criopreservação de óvulos demonstra a falta de atenção do plano à questão de gênero, ressaltando desigualdades que afetam as mulheres no Brasil.
A quimioterapia pode causar alterações nos tecidos responsáveis pela produção de gametas, resultando em possíveis dificuldades para engravidar. Muitas mulheres são aconselhadas a esperar pelo menos dois anos após o tratamento para tentar uma gravidez. Além disso, a Justiça determinou que a paciente seja ressarcida pelos gastos com a extração e congelamento dos óvulos em uma clínica particular.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.