20 de jan 2025
Médica alerta sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças crônicas ‘assassinas silenciosas’
A Dra. Leana Wen enfatiza a detecção precoce de hipertensão e diabetes, que afetam muitos americanos. Mais de 77% dos americanos com hipertensão não têm controle adequado da pressão arterial. A hipertensão é chamada de "assassina silenciosa", causando danos antes de apresentar sintomas. Tratamentos eficazes incluem medicamentos e mudanças no estilo de vida, como dieta e exercícios. Prevenção envolve manter peso saudável e realizar atividade física regular, reduzindo riscos.
Hipertensão é uma doença crônica que atinge cerca de 1,28 bilhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) (Foto: Natalia Gdovskaia/Getty Images)
Ouvir a notícia:
Médica alerta sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças crônicas ‘assassinas silenciosas’
Ouvir a notícia
Médica alerta sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças crônicas ‘assassinas silenciosas’ - Médica alerta sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças crônicas ‘assassinas silenciosas’
O início de um novo ano é um momento propício para que muitas pessoas façam resoluções relacionadas à saúde. Segundo a médica especialista Dra. Leana Wen, é fundamental identificar e tratar condições médicas crônicas antes que os sintomas apareçam. Isso inclui o diagnóstico precoce de doenças como câncer, hipertensão e diabetes. Dados da iniciativa Million Hearts revelam que mais de 77% dos 119,9 milhões de americanos com hipertensão não têm a pressão arterial controlada, enquanto mais de 50% das pessoas com 30 anos ou mais com diabetes não tomaram medicamentos para a condição em 2022.
A hipertensão, que afeta quase metade dos adultos nos EUA, é definida como pressão arterial igual ou superior a 130/80 mmHg. O diabetes, por sua vez, atinge mais de 10% da população americana, com a prevalência aumentando com a idade. A Dra. Wen destaca que tanto a hipertensão quanto o diabetes são fatores de risco significativos para doenças cardíacas e derrames, que são as principais causas de morte nos Estados Unidos. A hipertensão é chamada de "assassina silenciosa" por causar danos antes que os sintomas sejam percebidos.
O diagnóstico dessas condições é feito através de medições de pressão arterial e testes de glicemia. Para a hipertensão, os médicos realizam medições com um manguito, enquanto o diabetes pode ser diagnosticado com testes de glicose no sangue ou o teste A1C, que analisa a média de açúcar no sangue nos últimos meses. A Dra. Wen recomenda que todos agendem consultas anuais com um médico de atenção primária, que pode monitorar a pressão arterial e realizar testes de glicemia conforme necessário.
Os tratamentos para hipertensão e diabetes incluem medicamentos e mudanças no estilo de vida. Para hipertensão, existem várias classes de medicamentos que ajudam a controlar a pressão arterial. No caso do diabetes, o tratamento varia conforme o tipo, com pessoas com diabetes tipo 1 necessitando de insulina e aquelas com diabetes tipo 2 podendo iniciar com medicamentos orais. A Dra. Wen enfatiza que manter um peso saudável, realizar atividade física regular e adotar uma dieta equilibrada são medidas preventivas eficazes para evitar essas doenças crônicas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.