31 de jan 2025
Lula recebe acompanhamento médico durante coletiva no Planalto após cirurgia
O presidente Lula declarou estar 100% recuperado após cirurgia recente. Ele sofreu um acidente em outubro, batendo a cabeça no banheiro do Palácio. A médica Ana Helena Germoglio, responsável por sua saúde, acompanhou a coletiva. Tomografia revelou melhora significativa, permitindo retorno a atividades normais. Lula está liberado para viagens e exercícios, sob supervisão médica contínua.
A médica infectologista Ana Helena Germoglio (de óculos e jaqueta preta, ao fundo) observa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante entrevista coletiva nesta quinta-feira no Palácio do Planalto. (Foto: Gustavo Maia/VEJA)
Ouvir a notícia:
Lula recebe acompanhamento médico durante coletiva no Planalto após cirurgia
Ouvir a notícia
Lula recebe acompanhamento médico durante coletiva no Planalto após cirurgia - Lula recebe acompanhamento médico durante coletiva no Planalto após cirurgia
A médica oficial do presidente Lula, a infectologista Ana Helena Germoglio, acompanhou de perto a coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira no Palácio do Planalto. Durante mais de uma hora, o presidente, que se recupera de uma cirurgia para drenar uma hemorragia intracraniana, falou sobre sua saúde e retorno às atividades. Ana Helena estava posicionada discretamente atrás do ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, e do secretário de Imprensa, Laércio Portela.
Lula explicou que não concedia entrevistas no Planalto desde o acidente que sofreu em 19 de outubro, quando caiu e bateu a cabeça no banheiro do Palácio da Alvorada. Naquele momento, foi socorrido pela própria Ana Helena. O presidente afirmou que, após um procedimento em 10 de dezembro, está agora "100% recuperado" e pronto para enfrentar novos desafios. Ele destacou que já retomou atividades físicas, como ginástica e musculação, e está apto a viajar.
Na última segunda-feira, Lula realizou uma tomografia de controle no Hospital Sírio-Libanês, que indicou uma "nova redução da coleção", sinalizando uma melhora progressiva em seu quadro de saúde. O boletim médico confirmou que ele foi "liberado plenamente para exercer sua rotina habitual", incluindo viagens e atividades físicas. O presidente continua sob a supervisão da equipe médica, liderada por Ana Helena e pelo cardiologista Roberto Kalil Filho.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.