Saúde

Aprovada primeira experiência clínica com transplante de órgãos de porcos geneticamente modificados

O FDA aprovou ensaio clínico para transplante de rins de porcos geneticamente modificados. Seis pacientes com doença renal terminal participarão do estudo inédito. A CDC retirou artigos que mencionam gênero, afetando pesquisa em saúde. Políticas de Trump podem resultar em aumento de emissões e mortes prematuras. A retirada dos EUA da OMS pode impactar a saúde global e financiamento.

"Cirurgiões do Massachusetts General Hospital em Boston transplantaram um rim de porco modificado em uma pessoa viva pela primeira vez em 2024. (Foto: Massachusetts General Hospital)"

"Cirurgiões do Massachusetts General Hospital em Boston transplantaram um rim de porco modificado em uma pessoa viva pela primeira vez em 2024. (Foto: Massachusetts General Hospital)"

Ouvir a notícia

Aprovada primeira experiência clínica com transplante de órgãos de porcos geneticamente modificados - Aprovada primeira experiência clínica com transplante de órgãos de porcos geneticamente modificados

0:000:00

Cirurgiões do Massachusetts General Hospital, em Boston, realizaram o primeiro transplante de rim de porco modificado geneticamente em um ser humano em 2024. A aprovação do teste clínico pela FDA permitirá que seis pacientes com doença renal em estágio terminal recebam os órgãos, que foram alterados para diminuir o risco de rejeição. Os pacientes serão monitorados por seis meses para detectar eventos adversos e sinais de danos nos rins, com acompanhamento vitalício.

Uma pesquisa da Wiley com quase cinco mil pesquisadores indica que o uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) na elaboração de manuscritos e revisões deve se tornar comum nos próximos dois anos. Apenas 45% dos entrevistados relataram ter utilizado IA, principalmente para tradução e edição, mas a maioria demonstrou interesse em expandir seu uso.

Pesquisadores estão analisando as políticas de energia e clima do ex-presidente Donald Trump, prevendo impactos ambientais e econômicos significativos até 2030. As estimativas incluem um aumento de 2 a 4 bilhões de toneladas nas emissões de CO2 e a perda de 4 milhões de empregos devido à revogação de políticas atuais. Além disso, a falta de investimentos em energias renováveis pode elevar os preços de energia para a população.

O CDC dos EUA ordenou a retirada de artigos em revisão para verificar a conformidade com uma ordem executiva polêmica de Trump, que proíbe termos como "gênero" e "transgênero". Especialistas alertam que isso pode resultar na não publicação de muitos estudos, especialmente aqueles focados em desigualdades de saúde para mulheres e pessoas LGBTQ+.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela