Saúde

Gripe aviária avança nos EUA com nova variante que infecta vacas e preocupa especialistas

A nova variante D1.1 do H5N1 foi identificada em vacas leiteiras em Nevada. Essa variante apresenta mutações que facilitam a replicação em mamíferos. Desde março de 2024, foram confirmadas 67 infecções humanas nos EUA. O subtipo D1.1 pode ter sido transmitido a partir de aves infectadas. Apesar dos casos, o risco de contaminação para a população geral é considerado baixo.

"Um funcionário de uma aviário leva frangos para o matadouro no dia 7 de fevereiro em Nova York. (Foto: Andres Kudacki/AP)"

"Um funcionário de uma aviário leva frangos para o matadouro no dia 7 de fevereiro em Nova York. (Foto: Andres Kudacki/AP)"

Ouvir a notícia

Gripe aviária avança nos EUA com nova variante que infecta vacas e preocupa especialistas - Gripe aviária avança nos EUA com nova variante que infecta vacas e preocupa especialistas

0:000:00

A gripe aviária continua a ser uma preocupação global, especialmente com a nova variante H5N1, que tem se mostrado mais adaptável a mamíferos. Carlos Eduardo Pérez, médico infectólogo, destaca que os vírus da gripe têm uma capacidade de mutação que os torna uma ameaça constante. Nos Estados Unidos, foram registrados 66 casos de infecção em humanos e uma morte relacionada ao clado 2.3.4.4b do H5N1, que circula no continente desde 2021. Além disso, mais de 11.500 aves selvagens e 156 milhões de aves de criação foram afetadas, resultando em aumento nos preços dos ovos e escassez nos supermercados.

A Organização Panamericana de Saúde (OPS) informa que, desde 2021, 19 países na região relataram 2.950 surtos de H5N1 em aves, além de infecções em mamíferos. O risco atual é considerado "moderado", mas a evolução do vírus levanta preocupações sobre sua capacidade de infectar humanos. Um estudo recente sugere que uma mutação poderia permitir que o vírus se adaptasse aos receptores humanos, o que é um alerta para a comunidade científica.

No estado de Nevada, uma nova variante do H5N1, chamada D1.1, foi identificada em vacas leiteiras, apresentando uma mutação que facilita sua replicação em mamíferos. Essa cepa, que anteriormente afetava apenas aves e humanos, pode ter sido transmitida a partir de aves mortas ou suas fezes. O surgimento dessa variante coincide com o primeiro caso de gripe aviária em um trabalhador de uma fazenda de laticínios na mesma região.

Apesar das preocupações, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) afirma que o risco de contaminação para a população em geral permanece baixo. Desde março de 2024, foram confirmados 67 casos humanos de gripe aviária nos Estados Unidos. A vigilância contínua e a pesquisa sobre o vírus são essenciais para prevenir surtos e proteger a saúde pública.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela