11 de fev 2025
Médicos alertam sobre riscos do uso inadequado de coletores menstruais para a saúde renal
O uso inadequado de coletores menstruais pode causar complicações sérias. Caso documentado na BMJ Case Reports revela uteroidronefrose em mulher. Sintomas incluíam sangue na urina e dor pélvica por seis meses. Interrupção do uso do coletor resultou na melhora dos sintomas e inchaço. Importância da correta colocação e orientação profissional é enfatizada.
Coletores menstruais precisam ser inseridos da forma correta (Foto: Freepik)
Ouvir a notícia:
Médicos alertam sobre riscos do uso inadequado de coletores menstruais para a saúde renal
Ouvir a notícia
Médicos alertam sobre riscos do uso inadequado de coletores menstruais para a saúde renal - Médicos alertam sobre riscos do uso inadequado de coletores menstruais para a saúde renal
O uso inadequado do coletor menstrual pode resultar em complicações sérias, além do simples vazamento. Um caso documentado na revista BMJ Case Reports relata que uma mulher desenvolveu uteroidronefrose, uma condição que provoca inchaço no rim devido à obstrução do fluxo urinário. A paciente, na casa dos 30 anos, apresentou sangue na urina e dores na região pélvica por seis meses, após ter removido um cálculo renal de 9 mm e estar utilizando um DIU de cobre.
Durante o período menstrual, ela usava o coletor menstrual, esvaziando-o a cada duas ou três horas. Exames revelaram que seu rim direito e ureter estavam inchados, e o coletor estava posicionado próximo à abertura do ureter. O médico recomendou que ela suspendesse o uso do coletor e retornasse para nova avaliação. Nos exames subsequentes, o inchaço havia diminuído e a drenagem urinária estava normalizada, com a resolução dos sintomas.
Os autores do estudo destacam que a proximidade entre a parte terminal dos ureteres e a vagina pode interferir na drenagem urinária. A escolha do formato e tamanho adequados do coletor é crucial para evitar problemas no trato urinário superior. Apesar da crescente popularidade do coletor menstrual por sua sustentabilidade, a correta colocação é fundamental.
Os médicos alertam que, embora complicações sejam raras, o uso inadequado pode levar a dor, feridas vaginais, reações alérgicas, vazamentos, incontinência urinária, deslocamento de DIUs e infecções. Eles enfatizam a necessidade de orientação clínica, já que os coletores menstruais estão disponíveis para compra sem supervisão profissional, ressaltando a importância de informações claras para os usuários.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.