Saúde

Anvisa realiza operação e encontra irregularidades em clínicas de estética pelo Brasil

Anvisa iniciou a operação "Estética com Segurança" em 19 clínicas. Irregularidades incluem produtos sem registro e equipamentos reutilizados. Dois estabelecimentos foram interditados e outros três sofreram interdições parciais. A operação visa prevenir riscos à saúde e aplicar penalidades às clínicas. Aumento de denúncias em serviços estéticos destaca necessidade de fiscalização.

Sede da Anvisa (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Sede da Anvisa (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ouvir a notícia

Anvisa realiza operação e encontra irregularidades em clínicas de estética pelo Brasil - Anvisa realiza operação e encontra irregularidades em clínicas de estética pelo Brasil

0:000:00

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) iniciou, na última terça-feira, uma operação de fiscalização em clínicas de estética em três estados e no Distrito Federal. No primeiro dia, foram vistoriados 19 serviços, todos apresentando irregularidades, como produtos sem registro e itens vencidos, que representam riscos à saúde. A operação, denominada “Estética com Segurança”, envolveu cerca de 50 profissionais e ocorreu em cidades como Brasília, Belo Horizonte, Goiânia, São Paulo, Osasco e Barueri.

Durante as inspeções, a Anvisa identificou problemas como equipamentos reutilizados, medicamentos manipulados em larga escala e produtos armazenados sem controle de temperatura. Em algumas clínicas, foram encontrados toxinas botulínicas e anestésicos vencidos. A agência também constatou falhas na esterilização de materiais, com produtos injetáveis abertos para reutilização, o que é proibido pela legislação brasileira. Após as irregularidades, a Anvisa lavrou autos de infração e iniciou processos que podem resultar em penalidades.

Duas clínicas foram totalmente interditadas, enquanto outras três sofreram interdições parciais. A Anvisa alertou para os riscos de infecções e transmissão de doenças, citando casos de infecção não notificados em Goiânia. Além disso, algumas clínicas realizavam procedimentos invasivos sem autorização ou profissionais habilitados. A agência também encontrou tentativas de burlar a fiscalização, como o uso de nomes de funcionários como pacientes para a venda de produtos manipulados.

A Anvisa destacou um aumento nos relatos de eventos adversos graves relacionados a procedimentos estéticos entre 2024 e o início deste ano. Entre 2018 e 2023, as clínicas de estética foram as mais denunciadas à agência, com 61,3% das denúncias em 2023 relacionadas a esses serviços. A Anvisa recomenda que os consumidores verifiquem a regularidade dos estabelecimentos e dos produtos utilizados, além de desconfiar de promessas milagrosas e preços muito abaixo da média de mercado.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela