13 de fev 2025
Prefeito indígena de Pesqueira elogia o impacto do Mais Médicos na saúde local
O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP) ocorreu em Brasília, destacando o programa Mais Médicos. O prefeito Marcos Xukuru enfatizou a importância do acesso à saúde para comunidades indígenas. O governo federal anunciou 196 novas vagas para assistência na Amazônia Legal. O número de médicos em territórios indígenas cresceu 135%, de 242 para 570 profissionais. O programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) foi apresentado para melhorar diagnósticos.
Prefeito Marcos Xukuru, cacique do povo Xukuru de Ororubá, de Pesqueira, Pernambuco (Foto: Edjalma Borges/MS)
Ouvir a notícia:
Prefeito indígena de Pesqueira elogia o impacto do Mais Médicos na saúde local
Ouvir a notícia
Prefeito indígena de Pesqueira elogia o impacto do Mais Médicos na saúde local - Prefeito indígena de Pesqueira elogia o impacto do Mais Médicos na saúde local
Durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP) em Brasília, gestores municipais enfatizaram a relevância do programa Mais Médicos na ampliação do acesso à saúde, especialmente em áreas com escassez de serviços. O prefeito Marcos Xukuru, do povo Xukuru de Ororubá, destacou o empenho do governo federal em facilitar o acesso a programas essenciais, principalmente para comunidades indígenas. Ele afirmou: “Estamos buscando maior conhecimento e aprofundamento de todas as políticas públicas para que possamos cumprir nossa missão como gestores”.
Atualmente, o Mais Médicos conta com 591 profissionais atuando em Distritos Sanitários Indígenas (DSEIs), sendo crucial para melhorar o acesso à saúde nas comunidades indígenas. Xukuru mencionou que Pesqueira já possui 16 profissionais do programa, além de serviços como o SAMU 192 e a Farmácia Popular, beneficiando a população local. O governo federal reativou o programa em 2023, focando na presença de médicos em municípios distantes e áreas vulneráveis, onde 60% dos médicos estão alocados.
Em uma iniciativa histórica, o Ministério da Saúde abriu vagas para a Amazônia Legal, com um edital oferecendo 196 novas oportunidades para assistência aos povos tradicionais nos DSEIs. Desde o início da atual gestão, o número de médicos em territórios indígenas cresceu 135%, passando de 242 em 2022 para 570 em novembro de 2024. A Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) implementou ações significativas, incluindo oficinas de monitoramento e um aumento de 155% no número de profissionais de saúde em comparação a 2023.
O ENPP, realizado de 11 a 13 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, também apresentou o Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), que visa facilitar a conexão da população com médicos especialistas, acelerando diagnósticos e tratamentos. O evento proporcionou a prefeitos e gestores a oportunidade de fortalecer parcerias e capacitar-se em captação de recursos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.