Saúde

Ministério da Saúde intensifica combate à malária em Oeiras do Pará com ações emergenciais

O Ministério da Saúde intensifica ações em Oeiras do Pará devido à calamidade pública. Visita de representante do ministério visa elaborar diagnóstico situacional local. Oficina regional em março capacitará sobre novo tratamento, a tafenoquina. Tafenoquina reduz terapia para malária vivax de sete para três dias, aumentando adesão. A mobilização inclui reuniões semanais com a Secretaria de Saúde do Pará para monitoramento.

Mosquiteiro impregnado de longa duração (Foto: divulgação/MS)

Mosquiteiro impregnado de longa duração (Foto: divulgação/MS)

Ouvir a notícia

Ministério da Saúde intensifica combate à malária em Oeiras do Pará com ações emergenciais - Ministério da Saúde intensifica combate à malária em Oeiras do Pará com ações emergenciais

0:000:00

O Ministério da Saúde, através da Coordenação de Eliminação da Malária (Cema), está colaborando com o estado do Pará e o município de Oeiras do Pará para enfrentar o aumento de casos de malária na região. Com a declaração de calamidade pública, o Governo Federal intensificou a distribuição de insumos e realiza reuniões semanais para coordenar as ações de resposta. Um representante do ministério visitará Oeiras do Pará nesta semana para elaborar um diagnóstico situacional.

Em março, será promovida uma oficina regional com foco na capacitação e fortalecimento das estratégias de combate à malária. A Cema mantém acompanhamento contínuo da situação em reuniões com a Secretaria de Estado de Saúde do Pará, com encontros já realizados nos dias 9 e 31 de janeiro e 11 de fevereiro. A mobilização aumentará em março, quando ocorrerá uma oficina no 8º Centro Regional de Saúde, na Ilha do Marajó, envolvendo representantes de Oeiras do Pará e outros oito municípios.

A oficina não apenas abordará o planejamento estratégico, mas também incluirá treinamento para a testagem de glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD) e a implementação da tafenoquina, um tratamento inovador que reduz a duração da terapia para malária vivax de sete para três dias, aumentando a adesão dos pacientes e prevenindo recaídas. Desde o início de 2024, o Ministério da Saúde tem enviado insumos ao estado do Pará, que foram distribuídos ao município de Oeiras do Pará.

O Ministério da Saúde continua monitorando a situação e reafirma seu compromisso com o controle e eliminação da malária, apoiando a gestão local na resposta à emergência.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela