18 de fev 2025
Estudo revela ligação entre contraceptivos hormonais e aumento do risco de AVC e infarto
Pesquisa recente indica que anel vaginal e adesivo aumentam risco cardiovascular. Risco absoluto de ataque cardíaco e AVC permanece baixo, segundo os pesquisadores. Estudo analisou dados de mais de 2 milhões de mulheres dinamarquesas. Contraceptivos combinados têm risco duas vezes maior de AVC e ataque cardíaco. Médicos devem discutir riscos e benefícios com pacientes para decisões informadas.
Um novo estudo confirma descobertas anteriores de que o controle hormonal de natalidade está associado a um aumento do risco de ataque cardíaco e derrame. (Foto: SDI Productions/Getty Images)
Ouvir a notícia:
Estudo revela ligação entre contraceptivos hormonais e aumento do risco de AVC e infarto
Ouvir a notícia
Estudo revela ligação entre contraceptivos hormonais e aumento do risco de AVC e infarto - Estudo revela ligação entre contraceptivos hormonais e aumento do risco de AVC e infarto
Uma nova pesquisa indica que certos tipos de contraceptivos hormonais estão associados a um risco maior de infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Os contraceptivos que contêm estrogênio, especialmente o anel vaginal e o adesivo, apresentaram o maior risco, conforme os achados do estudo publicado em 12 de fevereiro na revista The BMJ. Apesar disso, os pesquisadores dinamarqueses ressaltaram que o risco absoluto permanece baixo e recomendam que médicos considerem esses riscos ao prescrever métodos contraceptivos.
O estudo analisou registros de prescrição de mais de 2 milhões de mulheres dinamarquesas entre 15 e 49 anos para avaliar se havia um aumento no risco de infarto ou AVC isquêmico em comparação com aquelas que não utilizavam contraceptivos hormonais. Os pesquisadores observaram que as pílulas combinadas de estrogênio e progestina estavam ligadas a um risco duas vezes maior de AVC e infarto. Isso significa que, a cada 4.760 mulheres que usarem a pílula por um ano, uma adicional pode sofrer um AVC, e uma em cada 10.000 pode ter um infarto.
Entre os contraceptivos apenas com progestina, o risco era um pouco maior, mas inferior ao das pílulas combinadas. O anel vaginal e o adesivo apresentaram riscos elevados, com o anel associado a um risco 2,4 vezes maior de AVC e 3,8 vezes maior de infarto. O adesivo teve um risco 3,4 vezes maior de AVC, enquanto o DIU de progestina não mostrou aumento de risco. É importante notar que este foi um estudo observacional, portanto, a relação de causa e efeito não pode ser estabelecida.
A American Heart Association (AHA) considera que os contraceptivos hormonais são seguros para mulheres jovens e saudáveis. No entanto, o Dr. Bradley Serwer, cardiologista intervencionista, enfatizou a importância de avaliar os riscos em relação aos benefícios. Grupos como fumantes, pessoas com doenças cardiovasculares, distúrbios de coagulação, e obesidade podem precisar considerar opções mais seguras. A Dra. Gowri Reddy Rocco também recomendou que preocupações sobre riscos associados aos contraceptivos hormonais sejam discutidas com um médico, ressaltando que métodos não hormonais, como preservativos, podem ser uma alternativa, embora apresentem suas próprias desvantagens.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.