22 de fev 2025
Papa Francisco enfrenta estado crítico de saúde e recebe transfusões de sangue
O papa Francisco, de 88 anos, está internado com pneumonia e infecção grave. Seu estado de saúde é crítico, exigindo oxigênio e transfusões de sangue. A equipe médica teme complicações, como sepse, mas não há evidências até agora. Apesar da gravidade, o papa permanece lúcido e interage com os médicos. Fiéis fazem vigília em apoio à recuperação do líder católico em Roma.
O papa Francisco, internado há uma semana em razão de complicações respiratórias (Foto: Andreas SOLARO/AFP)
Ouvir a notícia:
Papa Francisco enfrenta estado crítico de saúde e recebe transfusões de sangue
Ouvir a notícia
Papa Francisco enfrenta estado crítico de saúde e recebe transfusões de sangue - Papa Francisco enfrenta estado crítico de saúde e recebe transfusões de sangue
O Vaticano anunciou, neste sábado, 22 de fevereiro, que o estado de saúde do papa Francisco é crítico. Internado há uma semana no Hospital Policlinico Gemelli, em Roma, o pontífice, de 88 anos, foi diagnosticado com infecção polimicrobiana e pneumonia bilateral. Ele enfrentou uma crise respiratória, necessitando de oxigênio e transfusões de sangue devido a um nível baixo de plaquetas. Apesar da gravidade do quadro, Francisco permanece lúcido e passou as últimas horas em uma poltrona, embora sinta dores.
Os médicos alertam que o papa não está fora de perigo, e a principal preocupação é evitar o desenvolvimento de sepse, uma infecção no sangue que pode ocorrer por conta da pneumonia. Até o momento, não há indícios de que isso tenha ocorrido, e ele continua respondendo aos tratamentos. A equipe médica tem redobrado os cuidados, considerando a idade avançada do líder católico, que já enfrenta problemas respiratórios crônicos.
Desde sua internação em 14 de fevereiro, o papa apresentou uma "leve melhora" até a tarde de sexta-feira, 21. Ele tem se alimentado bem, respirado espontaneamente e interagido com a equipe médica, mas precisou cancelar compromissos, como uma audiência papal e a missa dominical. O histórico de saúde do papa, que inclui a remoção de parte do pulmão direito devido a pleurisia aos 21 anos, complica ainda mais sua recuperação.
Do lado de fora do hospital, fiéis mantêm vigília, enviando mensagens de apoio e orações pela recuperação do papa. A situação continua a ser monitorada de perto, enquanto a comunidade católica aguarda atualizações sobre a saúde do pontífice.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.