23 de fev 2025
Novo coronavírus encontrado em morcegos de Hong Kong gera alerta sobre potencial pandêmico
O coronavírus HKU5 CoV 2 foi encontrado em morcegos em Hong Kong, China. A nova cepa pode infectar humanos, similar ao Sars CoV 2, causador da Covid 19. O estudo foi realizado pelo Instituto de Virologia de Wuhan e Laboratório de Guangzhou. HKU5 CoV 2 não foi detectado em humanos, mas testes mostram potencial de infecção. Pesquisadores alertam para a necessidade de investigar os riscos de disseminação.
Imagem de microscópio que mostra partículas do coronavírus (dourado) dentro de células do nariz de uma pessoa infectada. (Foto: NIAID)
Ouvir a notícia:
Novo coronavírus encontrado em morcegos de Hong Kong gera alerta sobre potencial pandêmico
Ouvir a notícia
Novo coronavírus encontrado em morcegos de Hong Kong gera alerta sobre potencial pandêmico - Novo coronavírus encontrado em morcegos de Hong Kong gera alerta sobre potencial pandêmico
Um novo coronavírus, identificado como HKU5-CoV-2, foi descoberto em morcegos em Hong Kong, apresentando potencial de transmissão em humanos semelhante ao Sars-CoV-2, causador da pandemia de Covid-19. O estudo, realizado pelo Instituto de Virologia de Wuhan e pelo Laboratório de Guangzhou, foi publicado na revista Nature e surge a poucas semanas do quinto aniversário da pandemia no Brasil.
O HKU5-CoV-2 pertence à família dos merbecovírus, que já foram encontrados em visons e pangolins, considerados intermediários na transmissão da Covid-19. Os pesquisadores destacam que tanto o HKU5-CoV-2 quanto o Sars-CoV-2 se ligam à enzima ACE2, essencial para a infecção das células humanas. Até o momento, a nova cepa foi capaz de infectar células humanas em testes laboratoriais, mas não há registros de contaminação em humanos.
A equipe de pesquisa, liderada pela virologista Shi Zhengli, reconhecida por seu trabalho com coronavírus em morcegos, observou que o novo vírus conseguiu infectar tecidos pulmonares e intestinais cultivados artificialmente. Apesar dos resultados laboratoriais, os especialistas alertam que "os riscos de disseminação do vírus para humanos precisam ser investigados", enfatizando a importância de monitorar a situação.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.