25 de fev 2025
Papa Francisco tem boa noite de sono, mas estado de saúde ainda é crítico
O Papa Francisco, de 88 anos, está internado com pneumonia dupla e insuficiência renal leve. O Vaticano informou que, apesar da ligeira melhora, seu estado de saúde é crítico. A pneumonia é complexa, causada por múltiplos micro organismos, exigindo cuidados intensivos. O pontífice, que já enfrentou problemas de saúde, é considerado um paciente frágil. O prognóstico é reservado, e suas atividades públicas foram canceladas devido à internação.
Mulher coloca rosário junto a vela com a imagem do papa do lado de fora do hospital em Roma (Foto: Gregorio Borgia/AP)
Ouvir a notícia:
Papa Francisco tem boa noite de sono, mas estado de saúde ainda é crítico
Ouvir a notícia
Papa Francisco tem boa noite de sono, mas estado de saúde ainda é crítico - Papa Francisco tem boa noite de sono, mas estado de saúde ainda é crítico
O Papa Francisco, de 88 anos, está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro, devido a uma pneumonia nos dois pulmões. O Vaticano informou que, apesar de seu estado crítico, o pontífice teve uma boa noite de sono, apresentando uma "ligeira melhora" em sua condição. A pneumonia, descrita como "complexa", é causada por múltiplos micro-organismos e está associada a uma leve insuficiência renal, que não representa risco imediato.
Na manhã de sábado, o Papa enfrentou uma crise respiratória e precisou de transfusão de sangue, além de oxigênio em altas taxas. O boletim médico mais recente indicou que seu quadro se agravou, com a presença de plaquetopenia e anemia. O prognóstico é considerado reservado, e os médicos afirmaram que ele "não está fora de perigo", embora não haja evidências de sepse, que é uma complicação grave.
Francisco, que já enfrentou problemas de saúde nos últimos anos, incluindo uma pneumonia em março de 2023, é considerado um "paciente frágil" devido à sua idade. Ele não está conectado a aparelhos de respiração e mantém um bom humor, segundo os médicos. A saúde do pontífice tem sido monitorada de perto, e fiéis ao redor do mundo têm se reunido para orar por sua recuperação.
Os próximos eventos públicos do Papa foram cancelados, e ele deve permanecer no hospital por pelo menos mais uma semana. O Vaticano já havia anunciado que não haverá a tradicional saudação angélica no próximo domingo, destacando a gravidade da situação. A saúde do Papa continua a ser uma preocupação global, com muitos católicos se mobilizando em oração.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.