27 de mar 2025
Governo proíbe eventos e criação de aves ao ar livre para evitar gripe aviária
Ministério da Agricultura suspende eventos com aves e criação ao ar livre por 180 dias para conter a ameaça da gripe aviária na América do Sul.
Gripe aviária é suspeita de causar mortes de patos e pássaros selvagens em zoológicos de Nova York (Foto: The New York Times)
Ouvir a notícia:
Governo proíbe eventos e criação de aves ao ar livre para evitar gripe aviária
Ouvir a notícia
Governo proíbe eventos e criação de aves ao ar livre para evitar gripe aviária - Governo proíbe eventos e criação de aves ao ar livre para evitar gripe aviária
A Portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) determina a suspensão de exposições, torneios, feiras e outros eventos que envolvam aglomeração de aves em todo o Brasil. A criação de aves ao ar livre, especialmente em piquetes sem telas superiores, também está proibida em estabelecimentos registrados. Essa medida, que entra em vigor imediatamente e pode durar até 180 dias, visa mitigar o risco de entrada e disseminação da gripe aviária no país.
O governo brasileiro alerta para a "ameaça iminente de reingresso da doença", devido ao surgimento de novos focos de gripe aviária na América do Sul. A decisão busca prevenir a propagação do vírus, que tem se mostrado cada vez mais preocupante, e qualquer flexibilização das regras só poderá ocorrer com a autorização do Serviço Veterinário Estadual.
A gripe aviária é causada por cepas do vírus influenza que, embora circulem principalmente entre aves, podem afetar outras espécies. Desde 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou 939 casos humanos em 24 países, com 464 mortes, representando uma taxa de letalidade de 49%. A cepa H5N1, identificada pela primeira vez em 1996, tem se espalhado entre aves e atingido novas espécies de mamíferos, como leões-marinhos e furões.
Recentemente, o vírus tem avançado geograficamente, alcançando até mesmo a Antártica. A situação exige atenção redobrada, uma vez que a gripe aviária pode representar riscos não apenas para a avicultura, mas também para a saúde pública, dada a sua capacidade de mutação e adaptação a novas espécies.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.