Saúde

Estudo revela 17 fatores que podem prevenir demência, derrames e depressão na terceira idade

Mais de 55 milhões têm demência; número pode triplicar até 2050. Estudo revela 17 fatores de risco modificáveis para demência e AVC. Pressão arterial elevada é o principal fator de risco identificado. Mudanças no estilo de vida podem prevenir ou adiar doenças cerebrais. Nova pontuação de saúde cerebral ajudará na gestão de riscos.

Prostock-Studio/iStockphoto/Getty Images (Foto: Prostock-Studio/iStockphoto/Getty Images)

Prostock-Studio/iStockphoto/Getty Images (Foto: Prostock-Studio/iStockphoto/Getty Images)

Ouvir a notícia

Estudo revela 17 fatores que podem prevenir demência, derrames e depressão na terceira idade - Estudo revela 17 fatores que podem prevenir demência, derrames e depressão na terceira idade

0:000:00

Mais de 55 milhões de pessoas no mundo vivem com demência, um número que pode quase triplicar até 2050. As mortes por AVC (acidente vascular cerebral) podem dobrar até o mesmo ano, e entre 10% a 20% dos adultos enfrentam depressão na terceira idade. Uma nova pesquisa publicada no Journal of Neurology, Neurosurgery, and Psychiatry revela que 17 fatores de risco modificáveis podem ajudar a reduzir a incidência dessas condições, destacando a importância de mudanças no estilo de vida.

A pesquisa analisou 59 meta-análises realizadas entre 2000 e 2023, focando em fatores de risco que afetam AVC, demência e depressão em adultos sem diagnóstico prévio. Os fatores identificados incluem pressão arterial, tabagismo, sono, atividade física e níveis de açúcar no sangue. A pressão arterial elevada foi apontada como o fator mais impactante, com pessoas apresentando níveis de 140/90 mm Hg ou mais tendo mais que o dobro de chances de sofrer um AVC, além de um aumento significativo no risco de demência e depressão.

O estudo sugere que, ao abordar esses fatores, as pessoas podem não apenas reduzir o risco de AVC, mas também de demência e depressão. Dr. Sanjula Singh, autora principal do estudo, enfatiza que mudanças no estilo de vida são poderosas no combate a doenças cerebrais relacionadas à idade. A pesquisa também propõe que as pessoas vejam esses fatores como um "menu" de opções para melhorar sua saúde ao longo do tempo.

Para ajudar a reduzir esses riscos, especialistas recomendam monitorar a pressão arterial, parar de fumar, aumentar a atividade física e garantir um sono adequado. Além disso, a pesquisa atualiza o Brain Care Score, uma ferramenta desenvolvida para ajudar as pessoas a gerenciar seu risco de demência e AVC, incorporando novos fatores como dor, sintomas depressivos e perda auditiva.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela