07 de abr 2025
Municípios podem solicitar equipamentos odontológicos do SUS até 13 de abril
Municípios têm até 13 de outubro para solicitar equipamentos odontológicos do SUS, com investimento de R$ 22 milhões para melhorar a saúde bucal.
Foto: Breno Esaki/SES-DF
Ouvir a notícia:
Municípios podem solicitar equipamentos odontológicos do SUS até 13 de abril
Ouvir a notícia
Municípios podem solicitar equipamentos odontológicos do SUS até 13 de abril - Municípios podem solicitar equipamentos odontológicos do SUS até 13 de abril
A partir de 3 de outubro, todos os municípios brasileiros podem solicitar equipamentos odontológicos do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa iniciativa, promovida pelo Ministério da Saúde por meio da Política Nacional de Saúde Bucal - Brasil Sorridente, visa ampliar e qualificar o atendimento à saúde bucal da população. Os pedidos devem ser feitos online pela plataforma e-Gestor até 13 de outubro, com um investimento total de R$ 22 milhões para a aquisição de 15.134 equipamentos.
Os equipamentos incluem dispositivos essenciais, como aparelhos para tratamento de canal, medidores de profundidade, carrinhos com ferramentas odontológicas, máquinas de radiografia e aspiradores de secreções. A coordenadora-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Doralice Severo Cruz, destacou que essa doação reafirma o compromisso com a equidade no acesso à saúde bucal, buscando reduzir desigualdades e garantir atendimento de qualidade a mais brasileiros.
Para participar, os municípios devem ter pelo menos uma equipe de Saúde Bucal atuando na atenção primária ou em um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Não há limite para a quantidade de equipamentos que cada localidade pode solicitar, e os pedidos serão atendidos conforme a disponibilidade e a vulnerabilidade dos municípios.
Dúvidas sobre o processo podem ser esclarecidas pelo e-mail ou telefone disponibilizados pelo Ministério da Saúde. Essa ação representa um passo significativo para fortalecer a estrutura dos serviços de saúde bucal no Brasil, ampliando a capacidade de atendimento e promovendo mais saúde para a população.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.