08 de abr 2025
Ministério da Saúde inaugura nova sede do DSEI Alto Rio Solimões em Tabatinga
Ministério da Saúde inaugura nova sede do DSEI Alto Rio Solimões em Tabatinga, beneficiando mais de 73 mil indígenas com estrutura moderna e equipe majoritariamente indígena.
Foto: Clarinha Kanindé/MS
Ouvir a notícia:
Ministério da Saúde inaugura nova sede do DSEI Alto Rio Solimões em Tabatinga
Ouvir a notícia
Ministério da Saúde inaugura nova sede do DSEI Alto Rio Solimões em Tabatinga - Ministério da Saúde inaugura nova sede do DSEI Alto Rio Solimões em Tabatinga
O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), inaugurou, no dia dois de abril, a nova sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Solimões, em Tabatinga, Amazonas. O investimento de R$ 2,44 milhões beneficiará mais de 73 mil indígenas de sete etnias, com 90% dos profissionais sendo indígenas. A nova estrutura substitui um prédio alugado e abrange 240 aldeias na região da tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.
A nova sede conta com diversas instalações, incluindo salas, farmácia e depósito de medicamentos, já em funcionamento. O DSEI Alto Rio Solimões é composto por 13 Polos Base, 16 Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSIs), uma Casa de Saúde Indígena (CASAI) regional e cinco CASAIs locais, todos equipados com equipes multiprofissionais. A Ticuna, a maior etnia indígena do Brasil, é uma das sete etnias atendidas.
Durante a inauguração, o secretário da Sesai, Weibe Tapeba, destacou que a obra, que levou 18 meses para ser concluída, representa um avanço significativo para a saúde indígena. Ele ressaltou que a gestão atual tem se esforçado para estender os atendimentos de saúde indígena a todos os estados do Brasil, refletindo em resultados positivos para a população.
A programação do evento incluiu recepção aos convidados, discursos das autoridades, corte da faixa inaugural, visita guiada e uma apresentação cultural. Tapeba enfatizou que a nova sede trará benefícios duradouros para as comunidades indígenas da região, contribuindo para a melhoria da saúde e qualidade de vida.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.