30 de abr 2025
Mutirão de cirurgias e consultas beneficia população indígena em Dourados (MS)
Mutirão no HU UFGD atendeu 116 indígenas em Dourados, com 35 cirurgias e suporte em Guarani, reforçando a saúde no SUS.
Foto tirada em 30 de abril de 2025, mostra a equipe de resgate trabalhando em uma área afetada por deslizamentos de terra. (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Mutirão de cirurgias e consultas beneficia população indígena em Dourados (MS)
Ouvir a notícia
Mutirão de cirurgias e consultas beneficia população indígena em Dourados (MS) - Mutirão de cirurgias e consultas beneficia população indígena em Dourados (MS)
O Ministério da Saúde e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizaram um mutirão de atendimentos para a população indígena em Dourados, Mato Grosso do Sul, no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD). O evento, ocorrido na terça-feira (29), atendeu 116 indígenas das etnias Kaiowá, Guarani e Terena, com foco na redução de filas no Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante o mutirão, foram realizadas 35 cirurgias, 42 consultas pré-operatórias e 81 exames, incluindo eletrocardiogramas e ultrassonografias. A ação contou com suporte linguístico, com intérpretes em Guarani e placas de identificação em português e Guarani, garantindo um atendimento mais acessível.
A diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde Indígena da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), Putira Sacuena, destacou a importância de garantir assistência adequada à população indígena. “Esses esforços estão direcionados aos povos indígenas, como mostra essa ação aqui em Mato Grosso do Sul”, afirmou.
Lumena Almeida Castro, diretora de Atenção à Saúde da Ebserh, ressaltou que o mutirão foi um esforço concentrado para atender aqueles que aguardavam por cirurgias há muito tempo. O evento teve o apoio do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Dourados, reforçando o compromisso com a saúde das comunidades indígenas na região.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.