Saúde

São Paulo enfrenta epidemia de dengue com cinco distritos em alerta máximo

Dengue avança em São Paulo: cinco distritos são considerados epidêmicos, com 21.931 casos confirmados e dois óbitos. Atenção redobrada é necessária.

Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya (Foto: Luis Robayo/AFP)

Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya (Foto: Luis Robayo/AFP)

Ouvir a notícia

São Paulo enfrenta epidemia de dengue com cinco distritos em alerta máximo - São Paulo enfrenta epidemia de dengue com cinco distritos em alerta máximo

0:000:00

A dengue está se espalhando por São Paulo, com cinco distritos já classificados como epidêmicos. Jardim Ângela e Capão Redondo, na zona sul, Perus e Brasilândia, na zona norte, e Rio Pequeno, na região oeste, apresentam coeficientes de incidência superiores a 300 casos por 100 mil habitantes. O novo boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde informa que Jardim Ângela tem a maior taxa da capital, com 550,1 casos.

Até o momento, foram confirmados 21.931 casos de dengue e dois óbitos. O mês de março registrou o maior número de infecções, totalizando 12.454 casos. Em comparação, no mesmo período de 2024, o número de casos confirmados chegou a 138.754. Outros cinco distritos, como Cachoeirinha e Casa Verde, estão próximos ao índice epidêmico.

Os sintomas da dengue leve incluem febre acima de 38°C, dores de cabeça, nas articulações e atrás dos olhos, além de coceira e erupções na pele. Em casos graves, a situação pode se agravar após a febre, com sinais de alarme como náuseas, vômitos e sangramentos. Grupos de risco, como gestantes, idosos e crianças pequenas, devem ter atenção redobrada.

As informações do boletim são provisórias até 2 de abril de 2025. A vigilância e o controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, são essenciais para conter a propagação da doença na cidade.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela