11 de abr 2025
Lisa Mosconi destaca a importância da pesquisa sobre menopausa e seu impacto no cérebro e no risco de Alzheimer
Lisa Mosconi lança "Menopausia e cérebro" e inicia projeto de US$ 50 milhões para investigar a relação entre menopausa e Alzheimer.
Lisa Mosconi em sua casa no Bronx (Nova York), no mês passado. (Foto: Corrie Aune)
Ouvir a notícia:
Lisa Mosconi destaca a importância da pesquisa sobre menopausa e seu impacto no cérebro e no risco de Alzheimer
Ouvir a notícia
Lisa Mosconi destaca a importância da pesquisa sobre menopausa e seu impacto no cérebro e no risco de Alzheimer - Lisa Mosconi destaca a importância da pesquisa sobre menopausa e seu impacto no cérebro e no risco de Alzheimer
A neurocientista Lisa Mosconi lançou seu livro "Menopausia e cérebro" e anunciou o projeto CARE, que conta com um orçamento de 50 milhões de dólares para investigar a relação entre menopausa e Alzheimer. Mosconi, que atua na Universidade Cornell, destaca a importância de abordar a saúde das mulheres nessa fase da vida.
Em entrevista, Mosconi afirmou que a menopausa é um dos campos menos pesquisados na medicina, com investimentos insuficientes. O Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos destinou menos de 10 milhões de dólares para essa área em 2019. Ela atribui essa falta de atenção ao sexismo e idadeísmo, que fazem com que a menopausa seja vista como um tabu.
A especialista ressalta que mais de 80% das mulheres na menopausa apresentam sintomas cerebrais, como lapsos de memória e distúrbios do sono. Mosconi alerta que a menopausa pode ser um fator desencadeante para o Alzheimer, especialmente em mulheres que passam pela menopausa precoce, aumentando o risco de demência.
Ela também aponta que o acesso a tratamentos é crucial, já que apenas um em cada cinco médicos residentes nos Estados Unidos recebe formação sobre menopausa. A terapia hormonal é uma opção, mas Mosconi sugere que ajustes no estilo de vida e tratamentos não hormonais também podem ser eficazes para aliviar os sintomas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.