14 de abr 2025
Consumo excessivo de sal está ligado a riscos elevados de depressão e câncer de estômago
Consumo diário de sal está ligado a um aumento de 40% no risco de depressão e ansiedade, revela estudo da Universidade Médica de Xinjiang.
Sal de cozinha (Foto: Unsplash)
Ouvir a notícia:
Consumo excessivo de sal está ligado a riscos elevados de depressão e câncer de estômago
Ouvir a notícia
Consumo excessivo de sal está ligado a riscos elevados de depressão e câncer de estômago - Consumo excessivo de sal está ligado a riscos elevados de depressão e câncer de estômago
O consumo diário de sal de cozinha está associado a um aumento de quase 40% no risco de depressão e ansiedade, segundo um estudo da Universidade Médica de Xinjiang, na China. A pesquisa, que acompanhou mais de 400 mil participantes por mais de 12 anos, revela que o uso ocasional de sal apresenta riscos significativamente menores.
Os pesquisadores identificaram 18.678 casos de depressão e 22.017 casos de ansiedade entre os participantes. O estudo sugere que o sal interfere na produção de serotonina e dopamina, conhecidos como "hormônios do humor". Além disso, há ligações entre o consumo de sal e o envelhecimento biológico, o que pode impactar a saúde mental.
Este é o primeiro estudo a relatar efeitos negativos significativos do sal na saúde mental. A pesquisa foi publicada na revista Journal of Affective Disorders e destaca a importância de moderar o consumo de sal na dieta diária.
Outra pesquisa, realizada pelo Centro de Saúde Pública da MedUni Viena, na Áustria, aponta que o uso frequente de sal na comida pronta aumenta em 40% o risco de câncer de estômago. O estudo analisou dados de mais de 470 mil adultos e concluiu que aqueles que adicionam sal frequentemente têm 39% mais chances de desenvolver a doença em um período de aproximadamente 11 anos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.