19 de abr 2025
Mudanças climáticas extremas ameaçam suprimentos de sangue e vidas em risco
Mudanças climáticas afetam suprimentos de sangue globalmente, aumentando riscos à saúde e complicando doações em desastres naturais.
"Pela primeira vez aqui na Austrália, vimos um evento climático ter um impacto sem precedentes sobre as doações" (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Mudanças climáticas extremas ameaçam suprimentos de sangue e vidas em risco
Ouvir a notícia
Mudanças climáticas extremas ameaçam suprimentos de sangue e vidas em risco - Mudanças climáticas extremas ameaçam suprimentos de sangue e vidas em risco
Mudanças climáticas afetam suprimentos globais de sangue e colocam vidas em risco
Eventos climáticos extremos, como ciclones e inundações, impactam os suprimentos de sangue em todo o mundo, gerando cancelamentos de doações e ameaçando a saúde pública. Um novo estudo publicado na revista The Lancet Planetary Health detalha os riscos.
A pesquisa aponta que o aumento da temperatura global dificulta a coleta, o teste, o transporte e o armazenamento de sangue. Eventos climáticos extremos prejudicam a ida de doadores aos locais de coleta e atrasam a entrega de produtos sanguíneos, que possuem validade curta e são sensíveis à temperatura.
Na Austrália, o ciclone tropical Alfred causou o cancelamento de mais de 3.500 agendamentos de doação de sangue no mês passado, resultando em uma queda acentuada nos estoques do país. “Pela primeira vez, vimos um evento climático ter um impacto sem precedentes sobre as doações”, afirma Elvina Viennet, pesquisadora da Australian Red Cross Lifeblood e coautora do estudo.
O estudo é o primeiro a analisar globalmente como a mudança climática afeta cada etapa da cadeia de suprimento de sangue, com base em uma revisão de estudos internacionais. A pesquisa destaca que a disseminação de doenças transmitidas pelo sangue, como dengue e malária, também pode impedir doações.
Ainda de acordo com o estudo, sistemas de bancos de sangue devem se adaptar aos riscos em evolução e avaliar continuamente as cargas regionais de doenças, os recursos disponíveis e as tecnologias emergentes. Condições climáticas extremas podem aumentar a demanda por transfusões, especialmente em casos de complicações na gravidez, doenças cardiovasculares e lesões traumáticas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.