20 de abr 2025
Medicamentos com semaglutida podem afetar a saúde da pele, alerta SBD
A SBD alerta sobre efeitos adversos da semaglutida, como alopecia e flacidez, exigindo acompanhamento médico para usuários.
Semaglutida auxilia no controle do diabetes e na perda de peso, além de ter efeitos positivos para a saúde cardiovascular. (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Medicamentos com semaglutida podem afetar a saúde da pele, alerta SBD
Ouvir a notícia
Medicamentos com semaglutida podem afetar a saúde da pele, alerta SBD - Medicamentos com semaglutida podem afetar a saúde da pele, alerta SBD
SBD Alerta para Efeitos de Medicamentos para Emagrecimento na Pele e Cabelo
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) divulgou um alerta sobre os efeitos colaterais de medicamentos à base de semaglutida, como Ozempic e Wegovy, na saúde da pele. A substância, utilizada no controle do diabetes e na perda de peso, pode causar reações adversas dermatológicas.
Além dos benefícios já conhecidos, como a proteção cardiovascular e os impactos positivos no cérebro, a semaglutida pode provocar náuseas, vômitos e diarreia. Estudos recentes identificaram efeitos menos comuns, mas relevantes, como queda de cabelo (alopecia) e alterações na sensibilidade da pele.
Em casos raros, foram relatados quadros de penfigoide bolhoso, vasculite leucocitoclástica e angioedema. A rápida perda de peso, inclusive facial, pode resultar em flacidez, rugas e envelhecimento acelerado da pele, de acordo com a SBD.
Perda de peso pode comprometer a hidratação da pele
A redução de gordura corporal pode afetar os níveis de nutrientes essenciais para a saúde da pele, como proteínas e vitaminas. Pacientes relatam um envelhecimento acelerado, que pode variar de 5 a 10 anos, dependendo da quantidade de peso perdida e de fatores individuais.
O coordenador do Departamento de Medicina Interna da SBD, João Renato Gontijo, ressalta a importância de relatar qualquer alteração ao médico. A ingestão de uma alimentação balanceada é fundamental para suprir as necessidades do organismo.
A SBD informa que não há contraindicação formal para pacientes com doenças dermatológicas preexistentes. No entanto, aqueles com histórico de doenças autoimunes cutâneas devem ser acompanhados por um dermatologista, devido ao risco de reativação ou surgimento dessas condições.
Cuidados básicos e acompanhamento especializado são recomendados
Para minimizar os sinais de envelhecimento, os médicos recomendam hidratação e o uso de protetor solar. Intervenções com acompanhamento especializado, como o uso de bioestimuladores de colágeno, também podem ser eficazes. O acompanhamento médico interdisciplinar, incluindo o dermatológico, é o ideal para garantir a saúde da pele a longo prazo.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.