23 de abr 2025
MAPA apreende produtos de café falsificados com toxinas cancerígenas em operação
MAPA apreende "café fake" com toxina cancerígena; produtos recolhidos de supermercados e marcas não divulgadas. Análise da Anvisa será realizada.
Produtos apreendidos pelo Ministério da Agricultura em operação em fevereiro deste ano (Foto: Ministério da Agricultura/Divulgação)
Ouvir a notícia:
MAPA apreende produtos de café falsificados com toxinas cancerígenas em operação
Ouvir a notícia
MAPA apreende produtos de café falsificados com toxinas cancerígenas em operação - MAPA apreende produtos de café falsificados com toxinas cancerígenas em operação
O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) anunciou, nesta quarta-feira, detalhes sobre a apreensão de produtos identificados como "café fake". A operação ocorreu em fevereiro em fábricas localizadas em São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Os produtos eram compostos por resíduos da lavoura de café, incluindo cascas e grãos defeituosos, e apresentavam uma toxina cancerígena.
O diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov), Hugo Caruso, informou que três marcas foram identificadas, mas não divulgadas. De acordo com a legislação brasileira, para ser classificada como café, a bebida deve ser feita exclusivamente do fruto. Produtos que não atendem a essa norma podem ser rotulados como "pó sabor café", desde que autorizados pelo ministério.
Os itens apreendidos foram retirados dos supermercados, pois, segundo Caruso, eram compostos apenas por resíduos e não podem ser considerados alimentos. O MAPA também anunciou que os produtos passarão por uma nova análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.