Saúde

Estudo revela que desastres ambientais recorrentes afetam a saúde mental da população

Estudo da Universidade de Melbourne revela que desastres ambientais repetidos afetam gravemente a saúde mental, especialmente de mulheres e jovens.

Enchentes, como as que afetam o Rio Grande do Sul, podem trazer prejuízos à saúde mental (Foto: Jefferson Bernardes/Getty Images)

Enchentes, como as que afetam o Rio Grande do Sul, podem trazer prejuízos à saúde mental (Foto: Jefferson Bernardes/Getty Images)

Ouvir a notícia

Estudo revela que desastres ambientais recorrentes afetam a saúde mental da população - Estudo revela que desastres ambientais recorrentes afetam a saúde mental da população

0:000:00

Desastres ambientais, como enchentes e incêndios, têm impactado a saúde mental das populações afetadas. Um estudo da Universidade de Melbourne, publicado na revista The Lancet Public Health, revela que a exposição repetida a esses eventos agrava problemas psicológicos, especialmente em mulheres, jovens e grupos vulneráveis.

Os pesquisadores analisaram dados de mais de 1.500 australianos que vivenciaram desastres como enchentes e incêndios entre 2009 e 2019. A pesquisa comparou a saúde mental desses indivíduos com a de 3.880 pessoas que não passaram por desastres no mesmo período. Os resultados mostraram que a saúde mental piora significativamente após múltiplos desastres em um curto espaço de tempo.

Mulheres, jovens, populações indígenas e residentes de áreas rurais apresentaram maior vulnerabilidade a problemas de saúde mental. Além disso, indivíduos com condições de saúde preexistentes, deficiência e aqueles com pouco apoio social relataram declínios mais acentuados. Proprietários de imóveis com hipotecas e locatários também foram identificados como grupos em risco.

Claire Leppold, pesquisadora em Resiliência Comunitária da Universidade de Melbourne, destacou que as futuras gerações enfrentarão mais desastres. Estima-se que crianças nascidas hoje vivenciarão até sete vezes mais desastres ao longo da vida em comparação com gerações anteriores. Diante dos achados, os autores do estudo pedem mudanças nas estratégias de apoio às comunidades após desastres, incluindo um novo processo de triagem e planejamento para a recuperação.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela