Saúde

Ministério do Trabalho inicia norma sobre saúde mental com um ano de adaptação para empresas

A NR 1, que visa proteger a saúde mental dos trabalhadores, entra em vigor em 26 de maio, mas sem multas no primeiro ano.

Nova norma sobre saúde mental no trabalho entra em vigor em maio, mas governo adiou multas para empresas por um ano. (Foto: stokkete - stock.adobe.com)

Nova norma sobre saúde mental no trabalho entra em vigor em maio, mas governo adiou multas para empresas por um ano. (Foto: stokkete - stock.adobe.com)

Ouvir a notícia

Ministério do Trabalho inicia norma sobre saúde mental com um ano de adaptação para empresas - Ministério do Trabalho inicia norma sobre saúde mental com um ano de adaptação para empresas

0:000:00

O Ministério do Trabalho e Emprego anunciou que a Norma Regulamentadora 1 (NR-1), que estabelece medidas para a saúde mental dos trabalhadores, entrará em vigor em 26 de maio. Inicialmente, a norma terá caráter educativo, sem aplicação de multas no primeiro ano. As penalidades por descumprimento começarão a ser aplicadas a partir de 26 de maio de 2026. As multas podem variar de R$ 693,11 a R$ 6.395,56, dependendo do número de empregados e da gravidade da infração.

Uma comissão será formada para monitorar a implementação da norma. O ministro Luiz Marinho destacou que a medida visa proporcionar um período de adaptação para as empresas. Para auxiliar nesse processo, será lançado um guia com orientações sobre fatores de risco psicossociais e um manual técnico em até 90 dias.

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) considerou a decisão positiva, permitindo que as empresas se preparem antes da fiscalização. A Confederação Nacional do Transporte (CNT) havia solicitado mais tempo para adaptação e maior clareza nos documentos exigidos, visando garantir segurança jurídica.

Especialistas alertam que o adiamento da norma pode agravar a situação da saúde mental no trabalho. A advogada Isabella Magano, do Pipek Advogados, ressaltou que a preocupação das empresas não é apenas com as multas, mas com as implicações jurídicas de documentos que indiquem riscos psicossociais. A falta de clareza sobre a aplicação da norma gera insegurança, pois cada empresa deve definir seu próprio método de mapeamento de riscos.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela