01 de mai 2025
Monica Musenero transforma Uganda em referência em ciência e inovação africana
Monica Musenero, ex coordenadora da resposta à covid 19 em Uganda, busca descolonizar a ciência e impulsionar a inovação africana.
Monica Musenero, ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação de Uganda, durante a feira de tecnologia GITEX celebrada em Marrakech em abril de 2025. (Foto: Rodrigo Santodomingo)
Ouvir a notícia:
Monica Musenero transforma Uganda em referência em ciência e inovação africana
Ouvir a notícia
Monica Musenero transforma Uganda em referência em ciência e inovação africana - Monica Musenero transforma Uganda em referência em ciência e inovação africana
Monica Musenero, ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação de Uganda, foi fundamental na gestão da covid-19 no país. Com uma carreira marcada pelo controle de epidemias, ela já havia coordenado a resposta ao surto de ébola na África Ocidental entre 2014 e 2017. Musenero implementou medidas rigorosas para evitar a propagação do vírus em um sistema de saúde fragilizado.
Durante sua gestão, Uganda registrou 171.888 casos e 3.632 mortes entre 2020 e 2023. Musenero, que assumiu o cargo de ministra em 2021, vê a pandemia como uma oportunidade para desenvolver a chamada "economia de patógenos". O país começou a produzir internamente máscaras e desinfetantes, além de lançar o controverso remédio anticoronavírus, Covidex, que, segundo ela, é baseado em conhecimento tradicional e teve boa aceitação no mercado.
Novo Paradigma de Desenvolvimento
Musenero defende a descolonização da ciência e busca transformar Uganda em um modelo de desenvolvimento africano. Em entrevista durante uma feira de tecnologia em Marrakech, ela destacou a importância de soluções científicas locais que melhorem a qualidade de vida e gerem empregos. A ministra acredita que a dependência de ciência e tecnologia estrangeiras perpetua a pobreza no continente.
Ela questiona a eficácia da ciência em África, afirmando que, se tivesse funcionado, a situação atual seria diferente. Musenero propõe um novo papel para Uganda, buscando estabelecer relações mais equilibradas com investidores estrangeiros e promovendo um pensamento científico autêntico.
Inovação e Educação
Musenero também comentou sobre a Universidade de Makerere, que enfrenta críticas por sua reputação. Apesar dos desafios, ela acredita que a universidade ainda é uma das melhores do continente e tem contribuído para inovações significativas, como a Kiira Motors, que lançou o primeiro ônibus elétrico africano. A ministra enfatiza que o foco deve ser na construção de um sistema educacional que beneficie a sociedade, em vez de apenas buscar prestígio acadêmico.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.