02 de mai 2025
Dietas saudáveis podem restaurar microbioma intestinal afetado por antibióticos
Dieta rica em fibras supera transplantes fecais na recuperação do microbioma. Picuris Pueblo colabora com cientistas para resgatar sua história.
Foto tirada em 3 de julho de 2017 em Meautis mostra a linha de produção de uma planta da cooperativa agrícola francesa na indústria de laticínios 'Les Maitres laitiers du Cotentin'. A planta fabrica produtos lácteos destinados ao mercado da China. (Foto: CHARLY TRIBALLEAU/AFP via Getty Images)
Ouvir a notícia:
Dietas saudáveis podem restaurar microbioma intestinal afetado por antibióticos
Ouvir a notícia
Dietas saudáveis podem restaurar microbioma intestinal afetado por antibióticos - Dietas saudáveis podem restaurar microbioma intestinal afetado por antibióticos
Os microbiomas intestinais podem ser restaurados de forma mais eficaz por uma dieta baixa em gordura e rica em fibras do que por meio de transplantes fecais. Um estudo recente com camundongos revelou que essa abordagem nutricional supera a eficácia dos transplantes de fezes de intestinos saudáveis em microbiomas prejudicados por antibióticos. A pesquisadora de microbiomas, Marie Joossens, destacou que a nutrição desempenha um papel crucial na recuperação intestinal.
Além disso, a tribo Picuris Pueblo colaborou com um laboratório de genômica antiga para descobrir evidências genéticas que os conectam aos antigos habitantes de Chaco Canyon, localizado a cerca de duzentos e setenta e cinco quilômetros de sua base atual em Taos, Novo México. Essa iniciativa, liderada por membros da tribo, é vista como um modelo de colaboração equitativa entre comunidades indígenas e cientistas.
Craig Quanchello, vice-governador da Picuris Pueblo e coautor do estudo, expressou a esperança de que essas descobertas ajudem a convencer o governo dos Estados Unidos sobre a importância da participação da tribo nas decisões relacionadas ao futuro de Chaco Canyon. Ele afirmou: “Temos contado nossas histórias desde tempos imemoriais, mas isso é algo que eles podem entender.”
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.