03 de mai 2025
Juiz determina que governo apresente plano para distribuição de absorventes gratuitos
Juiz determina que governo apresente plano em 15 dias para implementar programa de distribuição gratuita de absorventes, em resposta à vulnerabilidade das mulheres.
No lugar de absorventes, mulheres usam panos e papel higiênico (Foto: P&G/Divulgação)
Ouvir a notícia:
Juiz determina que governo apresente plano para distribuição de absorventes gratuitos
Ouvir a notícia
Juiz determina que governo apresente plano para distribuição de absorventes gratuitos - Juiz determina que governo apresente plano para distribuição de absorventes gratuitos
O juiz Marcus Livio Gomes, da 12ª Vara Federal do Rio de Janeiro, ordenou que o governo federal apresente um plano em até 15 dias para implementar o programa de distribuição gratuita de absorventes. A decisão foi tomada em resposta a uma ação da associação civil Criola, reforçada pelo Ministério Público Federal (MPF).
O magistrado destacou a vulnerabilidade das mulheres que não têm acesso a absorventes, mencionando que muitas recorrem a panos e papel higiênico. Ele afirmou que, apesar de avanços na regulamentação de políticas para a população carcerária, não há informações sobre a implementação do programa de saúde menstrual.
O programa foi criado após a derrubada do veto do ex-presidente Jair Bolsonaro em março de 2022, com um investimento anual previsto de R$ 418 milhões. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto em 2023 para a distribuição gratuita de absorventes, mas a ação ainda não foi efetivada.
Gomes ressaltou que os recursos para a execução da lei já foram previstos e que a demora na implementação coloca milhares de mulheres em situação de risco. A associação Criola, presidida por Lucia Xavier, foi representada no processo pelo advogado Carlos Nicodemos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.