06 de mai 2025
Castigo físico em crianças gera consequências negativas em diversas áreas da vida
Castigo físico em crianças gera 16 consequências negativas, incluindo problemas de saúde e desempenho escolar, segundo estudo recente.
Punir fisicamente crianças tem resultados negativos, incluindo problemas de saúde e menor desempenho acadêmico. (Foto: Freepik)
Ouvir a notícia:
Castigo físico em crianças gera consequências negativas em diversas áreas da vida
Ouvir a notícia
Castigo físico em crianças gera consequências negativas em diversas áreas da vida - Castigo físico em crianças gera consequências negativas em diversas áreas da vida
Punir fisicamente crianças resulta em consequências negativas, como problemas de saúde e desempenho acadêmico prejudicado, segundo uma análise publicada na revista Nature Human Behavior. O estudo, que revisou 195 pesquisas entre 2002 e 2024, revela que o castigo corporal está associado a 16 consequências adversas.
Desde 2006, a Organização das Nações Unidas (ONU) pede a proibição do castigo corporal, que inclui palmadas e sacudidelas. Até agora, 65 países implementaram restrições totais ou parciais à prática. O autor principal da pesquisa, Jorge Cuartas, professor assistente de psicologia aplicada na Universidade de Nova York, destaca que a falta de dados de países de baixa e média renda dificulta a compreensão dos efeitos do castigo físico.
Os pesquisadores analisaram estudos que abordaram 92 países e examinaram 19 resultados relacionados a saúde mental, relacionamentos familiares e desempenho escolar. Os resultados mostraram que o castigo físico está ligado a piores relações entre pais e filhos, aumento da violência, problemas de saúde física e mental, e desempenho acadêmico insatisfatório.
A consistência das descobertas sugere que o castigo físico é prejudicial em qualquer contexto. Cuartas enfatiza a necessidade de mais pesquisas para desenvolver estratégias que previnam essa prática e protejam as crianças de todas as formas de violência, promovendo um desenvolvimento saudável.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.