19 de mai 2025
Jardim Botânico inicia campanha contra descarte de cinzas em plantas do arboreto
Descarte irregular de cinzas no Jardim Botânico causa danos às plantas. Campanha de conscientização será lançada para combater a prática.
Cinzas depositadas junto aos galhos de uma árvore (Foto: Divulgação)
Ouvir a notícia:
Jardim Botânico inicia campanha contra descarte de cinzas em plantas do arboreto
Ouvir a notícia
Jardim Botânico inicia campanha contra descarte de cinzas em plantas do arboreto - Jardim Botânico inicia campanha contra descarte de cinzas em plantas do arboreto
O Jardim Botânico iniciará uma campanha de conscientização para combater o descarte irregular de cinzas humanas e de animais nas plantas do arboreto. A prática tem causado danos significativos à vegetação, incluindo a perda de várias orquídeas. Recentemente, foram encontradas cinzas no orquidário, resultando na morte de algumas plantas.
A campanha incluirá a instalação de placas informativas e ações nas redes sociais. O objetivo é alertar o público sobre os impactos negativos que as cinzas podem ter na flora local. O biólogo Marcus Nadruz, coordenador da Coleção Viva do Jardim Botânico do Rio, destacou que, embora seja compreensível que as pessoas queiram homenagear entes queridos junto à natureza, as cinzas podem prejudicar a vida das plantas.
“As orquídeas, por exemplo, não resistem. Infelizmente, perdemos algumas plantas no orquidário devido ao descarte de cinzas”, afirmou Nadruz. A iniciativa visa não apenas informar, mas também sensibilizar a população sobre a importância de preservar a vegetação do Jardim Botânico.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.