20 de mai 2025


Homens são mais altos que mulheres devido a fatores genéticos, revela estudo
Estudo revela que gene SHOX, presente nos cromossomos sexuais, explica 20% da diferença de altura entre homens e mulheres.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Homens são mais altos que mulheres devido a fatores genéticos, revela estudo
Ouvir a notícia
Homens são mais altos que mulheres devido a fatores genéticos, revela estudo - Homens são mais altos que mulheres devido a fatores genéticos, revela estudo
Um estudo recente publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences revelou que o gene SHOX é um dos responsáveis pela diferença de altura entre homens e mulheres, que é, em média, de 13 centímetros. A pesquisa, que analisou dados genéticos de um milhão de pessoas, sugere que um cromossomo Y extra contribui mais para a altura do que um cromossomo X adicional.
Os pesquisadores investigaram a hipótese de que o gene SHOX, presente nos cromossomos sexuais, poderia explicar essa diferença. Eles descobriram que, enquanto as mulheres possuem dois cromossomos X, os homens têm um X e um Y. Isso significa que os homens têm uma dose ligeiramente maior do gene SHOX, que está ativo em ambos os cromossomos. Cerca de 20% da variação na altura média entre os sexos pode ser atribuída a essa diferença genética.
Para chegar a essa conclusão, os cientistas analisaram dados de três biobancos, incluindo um do Reino Unido e dois dos Estados Unidos. Eles identificaram 1.225 indivíduos com cromossomos X ou Y ausentes ou extras. As condições associadas a essas variações cromossômicas mostraram que um Y extra resulta em maior estatura em comparação a um X extra.
Matthew Oetjens, pesquisador do Geisinger College of Health Sciences, destacou que a localização do gene SHOX é crucial. Nas mulheres, a maioria dos genes em um dos cromossomos X está silenciada, enquanto nos homens, ambos os cromossomos estão ativos. Essa diferença de ativação do gene é um fator significativo para a variação de altura.
Eric Schadt, professor da Escola de Medicina Mount Sinai, elogiou a pesquisa, afirmando que ela é um excelente exemplo de como os biobancos podem ajudar a desvendar mistérios genéticos. Além do gene SHOX, outros fatores, como hormônios sexuais masculinos, também desempenham um papel na diferença de altura entre os gêneros.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.