22 de mai 2025
Mais Médicos registra recorde de inscritos e amplia atendimento em áreas vulneráveis
Recorde de inscritos no Programa Mais Médicos: 45.792 candidatos para 3.064 vagas. Resultado será divulgado em breve.
Mais médicos (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Ouvir a notícia:
Mais Médicos registra recorde de inscritos e amplia atendimento em áreas vulneráveis
Ouvir a notícia
Mais Médicos registra recorde de inscritos e amplia atendimento em áreas vulneráveis - Mais Médicos registra recorde de inscritos e amplia atendimento em áreas vulneráveis
O Programa Mais Médicos registrou um recorde de 45.792 inscritos para preencher 3.064 vagas abertas. O Ministério da Saúde informou que este é o maior número de inscrições desde a criação do programa, em 2013. As vagas serão distribuídas em 1.618 municípios e 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), com resultados a serem divulgados em 27 de maio.
Dentre os inscritos, 93% são brasileiros, totalizando 42.383 candidatos. Destes, 25.594 possuem registro profissional no Brasil, enquanto 16.789 são formados no exterior. O programa também conta com 3.309 candidatos estrangeiros habilitados para exercer a medicina. A maioria dos inscritos, 26.864, são mulheres, representando 58% do total.
O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério, Felipe Proenço, destacou que os recordes demonstram a importância e a consolidação do programa. Além de levar médicos a áreas vulneráveis, o programa exige uma especialização em Medicina de Família e Comunidade para os participantes. As vagas prioritárias são destinadas a médicos brasileiros registrados no Conselho Regional de Medicina (CRM).
Atualmente, o programa cobre cerca de 63,3 milhões de brasileiros, com 25 mil médicos atuando em mais de 4,5 mil municípios. Desde a expansão no novo governo Lula, o programa ultrapassou a marca de 20 mil profissionais pela primeira vez no final de 2023. A meta é levar assistência médica a regiões que enfrentam escassez de profissionais.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.