02 de jul 2025

EUA investem bilhões na criação de moscas em cativeiro para pesquisa científica
Governo dos EUA intensifica combate à mosca bicheira do Novo Mundo com liberação de bilhões de moscas machos esterilizadas.

Mosca-bicheira-do-Novo-Mundo. (Foto: WIRED/Twitter)
Ouvir a notícia:
EUA investem bilhões na criação de moscas em cativeiro para pesquisa científica
Ouvir a notícia
EUA investem bilhões na criação de moscas em cativeiro para pesquisa científica - EUA investem bilhões na criação de moscas em cativeiro para pesquisa científica
O governo dos Estados Unidos planeja soltar bilhões de moscas machos esterilizadas para combater uma infestação de larvas da mosca-bicheira-do-Novo-Mundo, que ameaça a indústria de carne bovina no sul do Texas e no México. A informação foi divulgada pela agência de notícias Associated Press nesta quarta-feira, 2.
A praga, que se instala em feridas de animais, causa dor intensa e pode levar à morte dos bovinos. A larva se alimenta de carne morta, o que a torna especialmente perigosa. Embora existam tratamentos veterinários, a infestação gera sofrimento significativo. Para enfrentar esse desafio, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) pretende aumentar a produção de moscas machos esterilizadas, utilizando radiação para impedir a reprodução.
A estratégia consiste em liberar um número elevado de machos no ambiente, forçando as fêmeas a acasalarem com eles, resultando em ovos não fertilizados que não eclodirão. Edwin Burgess, professor assistente da Universidade da Flórida, destacou que essa abordagem é uma tecnologia inovadora e ecologicamente correta, em comparação com métodos de erradicação mais agressivos.
Centro de Distribuição no Texas
O USDA planeja abrir um centro de distribuição de moscas no sul do Texas até o final do ano, com o objetivo de importar e criar moscas do Panamá, um local histórico de infestação. A nova instalação poderá produzir até 117 milhões de moscas por semana, com a meta de aumentar esse número para 400 milhões. Os investimentos previstos são de US$ 8,5 milhões para o Texas e US$ 21 milhões para uma instalação no México, que deve ser concluída até 2026.
A mosca-bicheira-do-Novo-Mundo é uma espécie tropical, e sua infestação tem se intensificado, levando os EUA a fechar temporariamente a fronteira sul para importações de gado. A liberação das moscas esterilizadas será feita por meio de uma máquina chamada “Whiz Packer”, que transportará as moscas até os locais de soltura, onde elas contribuirão para o controle da praga.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.