03 de jul 2025

Portugal registra 69 mortes a mais devido à onda de calor na Europa
Onda de calor em Portugal já causou 69 mortes, principalmente entre idosos, e previsão é de aumento no número de óbitos.

Pessoas caminham pelo Cais das Colunas, na margem do Rio Tejo, em Lisboa (Foto: Patrícia de Melo Moreira/AFP/Agosto-2023)
Ouvir a notícia:
Portugal registra 69 mortes a mais devido à onda de calor na Europa
Ouvir a notícia
Portugal registra 69 mortes a mais devido à onda de calor na Europa - Portugal registra 69 mortes a mais devido à onda de calor na Europa
A Direção-Geral da Saúde (DGS) de Portugal anunciou que foram registradas 69 mortes acima do esperado durante a atual onda de calor que atinge o país desde o final de junho de 2025. O aumento significativo no número de óbitos foi observado a partir do dia 28 de junho, quando as temperaturas começaram a subir drasticamente.
Os dados preliminares indicam que a maioria das vítimas tinha 85 anos ou mais, refletindo o impacto severo do calor na população idosa. A DGS destacou que o número de óbitos diários, que era de 287 em 26 de junho, sofreu um aumento repentino durante o alerta de calor. A previsão é de que o calor continue a afetar a mortalidade nos próximos dias, podendo levar a uma revisão em alta do número de mortes.
Temperaturas Extremas
No último fim de semana, temperaturas recordes foram registradas em várias regiões de Portugal, com 46,6º em Beja e 46º em Alvega. Aproximadamente 37% das estações meteorológicas do país relataram temperaturas superiores a 40º. O dia 29 de junho foi o mais quente até agora, com uma média de 38,5º.
A DGS também alertou sobre os riscos do calor para pessoas com doenças crônicas e divulgou recomendações para a população se proteger. As autoridades de saúde enfatizam a importância de medidas preventivas, especialmente para os grupos mais vulneráveis, como os idosos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.