10 de jul 2025
ONU realiza primeiro envio de combustível a Gaza em 130 dias para evitar apagão
A ONU entrega combustível a Gaza após meses de escassez, mas a quantidade é insuficiente para atender a demanda crítica da região.

Prédios destruídos na Faixa de Gaza são vistos a partir de um ponto na fronteira israelense — Foto: Jack Guez/AFP
Ouvir a notícia:
ONU realiza primeiro envio de combustível a Gaza em 130 dias para evitar apagão
Ouvir a notícia
ONU realiza primeiro envio de combustível a Gaza em 130 dias para evitar apagão - ONU realiza primeiro envio de combustível a Gaza em 130 dias para evitar apagão
A Faixa de Gaza enfrenta uma grave crise humanitária, com serviços essenciais comprometidos pela falta de combustível e energia. Nesta quinta-feira, a ONU anunciou a entrada de seu primeiro carregamento de 75 mil litros de combustível no território após 130 dias de escassez. O combustível, no entanto, é insuficiente para atender às necessidades energéticas da região, levando a um racionamento crítico.
O porta-voz do secretário-geral da ONU, Stéphane Dujarric, informou que o carregamento chegou na quarta-feira, enquanto as unidades de saúde enfrentam dificuldades para operar. Médicos relataram que hospitais estão oferecendo cuidados médicos no escuro e racionando eletricidade. Dujarric destacou que a quantidade de combustível é tão baixa que não cobre nem um dia da demanda energética.
A situação é alarmante, com serviços de saúde já interrompidos ou funcionando em capacidade mínima. A ONU tem pressionado o governo israelense para permitir a entrada de mais recursos. Imagens compartilhadas por médicos nas redes sociais mostram a realidade dramática em unidades de saúde, como a unidade neonatal do Hospital al-Helou, onde bebês estão amontoados em uma única incubadora.
A falta de combustível e energia não apenas afeta os serviços de saúde, mas também coloca em risco a vida de milhares de palestinos. A ONU alerta que, sem uma mudança imediata na situação, o número de mortes pode aumentar significativamente no enclave.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.