03 de fev 2025
Creatina pode potencializar tratamento da depressão, revela pesquisa inovadora
A creatina monohidratada, além de melhorar o desempenho físico, pode tratar depressão. Estudo com 100 participantes mostrou redução significativa nos sintomas depressivos. Grupo que tomou creatina teve média de 5,8 em escala de depressão após tratamento. Pesquisa destaca a creatina como intervenção viável em ambientes com poucos recursos. Eficácia da creatina se deve ao aumento da energia cerebral em pacientes depressivos.
Creatina em pó (Foto: Freepik)
Ouvir a notícia:
Creatina pode potencializar tratamento da depressão, revela pesquisa inovadora
Ouvir a notícia
Creatina pode potencializar tratamento da depressão, revela pesquisa inovadora - Creatina pode potencializar tratamento da depressão, revela pesquisa inovadora
A creatina tem se tornado um suplemento popular, especialmente entre praticantes de musculação, por sua capacidade de potencializar exercícios de força. Recentemente, um estudo publicado na revista European Neuropsychopharmacology revelou que a creatina monohidratada, quando combinada com terapia cognitivo-comportamental, pode ser eficaz no tratamento da depressão. Os pesquisadores destacaram que essa abordagem é viável em ambientes com recursos limitados, devido à sua eficácia e segurança.
A pesquisa acompanhou 100 pessoas com depressão leve a grave durante dois meses. Os participantes foram avaliados com um questionário que pontuava a gravidade da depressão de zero a 27. A pontuação média inicial foi de 17,6, indicando depressão moderadamente grave. Os indivíduos foram divididos em dois grupos: um recebeu 5 gramas de creatina diariamente e sessões de terapia a cada duas semanas, enquanto o outro grupo recebeu placebo. Após oito semanas, a pontuação média do grupo que tomou creatina foi de 5,8, enquanto o grupo placebo obteve 11,9, evidenciando uma melhora significativa nos sintomas.
Os cientistas não observaram efeitos colaterais associados ao uso do suplemento. Estudos anteriores já haviam sugerido que a creatina poderia melhorar os sintomas de depressão quando usada em conjunto com medicamentos antidepressivos. A creatina atua como um transportador de energia para o cérebro, aumentando a atividade cerebral em pessoas afetadas pelo transtorno.
Além de ser produzida pelo organismo, a creatina pode ser obtida através do consumo de carne vermelha, peixe e frango. No corpo, ela funciona como combustível para os músculos esqueléticos e pode promover o crescimento muscular quando combinada com exercícios. A suplementação ajuda a aumentar a massa corporal magra e melhora o desempenho em atividades físicas de alta intensidade.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.