18 de mai 2025
Atividade física regular melhora tratamento e qualidade de vida de pacientes com câncer
Atividade física regular pode potencializar a quimioterapia e a qualidade de vida de pacientes com câncer, afirmam especialistas do Icesp.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Atividade física regular melhora tratamento e qualidade de vida de pacientes com câncer
Ouvir a notícia
Atividade física regular melhora tratamento e qualidade de vida de pacientes com câncer - Atividade física regular melhora tratamento e qualidade de vida de pacientes com câncer
A prática regular de atividade física é uma aliada importante no tratamento do câncer, segundo especialistas do Instituto do Câncer de São Paulo (Icesp). Em entrevista ao programa CNN Sinais Vitais, no último sábado (17), o diretor da Divisão de Oncologia do Icesp, Paulo Hoff, destacou que exercícios físicos melhoram a resposta à quimioterapia e a qualidade de vida dos pacientes oncológicos.
Estudos científicos comprovam que a atividade física não apenas melhora os resultados do tratamento, mas também previne o câncer. Para obter esses benefícios, os médicos recomendam que os pacientes realizem entre 180 e 200 minutos de exercícios aeróbicos por semana, o que equivale a cerca de 30 minutos de caminhada, cinco vezes por semana.
Importância da Atividade Física
A diretora do Corpo Clínico do Icesp, Maria Del Pilar Estevez Diz, também enfatizou a relevância dos exercícios no contexto oncológico. Além de potencializar a eficácia do tratamento, a atividade física contribui para uma melhor qualidade de vida durante o processo terapêutico.
É fundamental que pacientes em tratamento contra o câncer consultem seus médicos antes de iniciar qualquer programa de exercícios. Orientações personalizadas são essenciais para garantir que a prática seja adequada à condição de saúde de cada indivíduo.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.