Saúde

Onça-pintada Ruana é transferida para zoológico de São Paulo em programa de conservação

Onça pintada Ruana é transferida para o Zoológico de São Paulo, onde se prepara para um programa de conservação e reprodução.

Ruana, vinda do Pará, e Raimundinho, residente do Zoológico de São Paulo, integram projeto de conservação que busca fortalecer a reprodução da onça-pintada no Brasil. (Foto: Nereston Camargo/Vale/Reprodução)

Ruana, vinda do Pará, e Raimundinho, residente do Zoológico de São Paulo, integram projeto de conservação que busca fortalecer a reprodução da onça-pintada no Brasil. (Foto: Nereston Camargo/Vale/Reprodução)

Ouvir a notícia

Onça-pintada Ruana é transferida para zoológico de São Paulo em programa de conservação - Onça-pintada Ruana é transferida para zoológico de São Paulo em programa de conservação

0:000:00

Uma onça-pintada fêmea, chamada Ruana, foi transferida na sexta-feira, 16, de avião do BioParque Vale Amazônia, no sudeste do Pará, para o Zoológico de São Paulo. A felina, de três anos, participará de um programa de conservação da espécie.

A viagem aérea, que durou quatro horas, foi realizada para evitar o estresse de um deslocamento terrestre que levaria ao menos dois dias. O transporte foi feito em parceria com o programa Avião Solidário, da companhia aérea Latam, que há 13 anos realiza o transporte gratuito de animais silvestres. O veterinário Nereston de Camargo, do BioParque Vale Amazônia, destacou a importância de oferecer uma nova chance a filhotes cujos pais foram vítimas de maus-tratos e tráfico.

Ruana ficará em quarentena no zoológico, onde será avaliada por biólogos e veterinários antes de ser apresentada ao macho Raimundinho. Essa transferência faz parte do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Espécie, promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e apoiado pelo Ministério do Meio Ambiente. O objetivo é garantir a diversidade genética e o manejo responsável de espécies ameaçadas fora do ambiente natural.

A gestação da onça-pintada dura entre 90 e 110 dias, e na natureza, os filhotes permanecem com a mãe por até dois anos. Ruana foi criada ao lado da mãe, Marília, que foi resgatada do tráfico ilegal, e do irmão Rudá, também transferido para uma instituição em São Paulo. Essas ações são parte de uma estratégia nacional para preservar a onça-pintada, um símbolo da fauna brasileira ameaçada de extinção.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela