13 de fev 2025
Brasil registra queda de 60% nos casos de dengue nas primeiras semanas de 2025
Em 2025, o Brasil registrou 281.049 casos de dengue, 60% a menos que em 2024. São Paulo enfrenta aumento de 60% nos casos, com circulação do sorotipo 3. O governo lançou um Plano de Ação em 2024, mobilizando estados e população. O Centro de Operações de Emergência em Saúde foi criado para monitorar arboviroses. Iniciativas incluem distribuição de 6,5 milhões de testes rápidos para diagnóstico.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Brasil registra queda de 60% nos casos de dengue nas primeiras semanas de 2025
Ouvir a notícia
Brasil registra queda de 60% nos casos de dengue nas primeiras semanas de 2025 - Brasil registra queda de 60% nos casos de dengue nas primeiras semanas de 2025
Nas primeiras seis semanas de 2025, o Brasil registrou 281.049 casos prováveis de dengue, uma queda de aproximadamente 60% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 698.482 casos. Os dados são do painel de monitoramento das arboviroses do Ministério da Saúde e refletem o impacto do Plano de Ação para Redução dos Impactos das Arboviroses, lançado em setembro de 2024. A ministra Nísia Trindade destacou que essa redução é resultado da mobilização nacional, envolvendo estados, municípios e a população, com o objetivo de salvar vidas e proteger a saúde pública.
Apesar da queda geral, São Paulo se destaca com 164.463 casos prováveis, representando um aumento de cerca de 60% em relação ao ano anterior. A presença do sorotipo 3 da dengue, que não circulava no Brasil há mais de 15 anos, é motivo de preocupação. O secretário-adjunto de Vigilância em Saúde, Rivaldo Venâncio, informou que estão sendo realizadas ações de apoio técnico e visitas aos municípios com maior incidência da doença, como São José do Rio Preto.
O plano de controle da dengue do Ministério da Saúde foi elaborado com base em evidências científicas e novas tecnologias, visando o enfrentamento das arboviroses. Em janeiro de 2025, foi criado o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para Dengue, que tem como objetivo ampliar o monitoramento e orientar ações de vigilância epidemiológica. O Ministério já enviou equipes para 22 municípios em 12 estados para aprimorar a assistência à saúde.
A participação da população é crucial na prevenção da dengue, com campanhas de conscientização como “Tem 10 minutinhos? A hora de prevenir contra o Aedes aegypti é agora”. O Ministério da Saúde também distribuiu 6,5 milhões de testes rápidos para dengue, com um investimento de mais de R$ 17,3 milhões, visando a identificação precoce da doença, especialmente em áreas remotas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.