13 de mar 2025
Ministério da Saúde promove vacinação contra febre amarela na Ilha do Marajó
O COE Dengue apoia vacinação contra febre amarela em Breves, PA, com SVSA. Três centenas de moradores de Corcovado e Mainardi foram vacinados recentemente. A equipe itinerante vacinou 84 pessoas na zona rural e entrevistou mais de 200. A cobertura vacinal no Pará é de 54%, abaixo da média nacional de 72,6%. O Ministério da Saúde enviou 442.400 doses ao Pará para reforçar a imunização.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Ministério da Saúde promove vacinação contra febre amarela na Ilha do Marajó
Ouvir a notícia
Ministério da Saúde promove vacinação contra febre amarela na Ilha do Marajó - Ministério da Saúde promove vacinação contra febre amarela na Ilha do Marajó
O Centro de Operações de Emergência para Dengue e Outras Arboviroses (COE Dengue) está colaborando em uma ação de vacinação contra a febre amarela na Ilha do Marajó, no Pará. A iniciativa, em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde e a secretaria municipal de saúde de Breves, já vacinou 300 moradores das comunidades de Corcovado e Mainardi, além de ribeirinhos da zona rural. O suporte técnico do COE Dengue começou no dia 5 de abril, visando fortalecer as ações de vigilância e resposta à doença.
Na campanha, além das vacinas contra a febre amarela, foram aplicadas 116 doses para influenza e 66 vacinas de rotina. A ação contou com a presença de uma enfermeira, duas técnicas de enfermagem e quatro Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs). A equipe do COE inclui especialistas do Instituto Evandro Chagas (IEC), do Centro Nacional de Primatas (CENP) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que acompanharam a vacinação em Mainardi, onde 189 pessoas foram imunizadas.
A equipe realiza um trabalho itinerante na zona rural de Breves, utilizando embarcações para alcançar comunidades ribeirinhas. Até o momento, 84 pessoas foram vacinadas e mais de 200 entrevistadas. Recentemente, a embarcação seguiu para a comunidade de Arrozal para continuar a missão de vacinação e prevenção.
Atualmente, a cobertura vacinal contra a febre amarela no Brasil é de 72,6%, enquanto no Pará é de 54%, com Breves apresentando um índice ainda menor. Para aumentar a imunização, o Ministério da Saúde enviou 442.400 doses ao estado neste ano. A vacinação é a principal estratégia de prevenção, disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e adotando o esquema de dose única desde abril de 2017, conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.