17 de mai 2025
Cibercriminosos atacam redes de varejo nos EUA e FBI alerta sobre riscos iminentes
Cibercriminosos do grupo Scattered Spider atacam varejistas nos EUA, levando o FBI a alertar sobre a urgência em reforçar a segurança digital.
Foto de um grupo de pessoas em uma praia durante o pôr do sol. (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Cibercriminosos atacam redes de varejo nos EUA e FBI alerta sobre riscos iminentes
Ouvir a notícia
Cibercriminosos atacam redes de varejo nos EUA e FBI alerta sobre riscos iminentes - Cibercriminosos atacam redes de varejo nos EUA e FBI alerta sobre riscos iminentes
Nos últimos dez dias, o grupo de cibercriminosos conhecido como Scattered Spider atacou várias empresas de varejo nos Estados Unidos. O FBI intensificou briefings de inteligência cibernética para alertar as empresas sobre a necessidade de reforçar suas defesas digitais.
Fontes informaram que o grupo, que já extorquiu grandes corporações nos EUA e no Reino Unido, está envolvido em ataques de ransomware a entre três e cinco varejistas americanos. O FBI e empresas de tecnologia, como o Google, estão aconselhando os varejistas a fortalecerem suas medidas de segurança.
Recentemente, a Ahold Delhaize USA foi uma das empresas visadas. Os hackers conseguiram acessar uma conta em uma de suas lojas, mas o incidente foi contido, segundo um relatório interno. O FBI mantém contato com grandes marcas de varejo para alertá-las sobre a ameaça representada pelo Scattered Spider.
John Hultquist, analista-chefe do Google Threat Intelligence Group, confirmou que o grupo cibernético atacou múltiplas organizações de varejo nos EUA, embora não tenha revelado os nomes das empresas. O Scattered Spider também é suspeito de ataques a grandes varejistas no Reino Unido, como Harrods e Marks & Spencer, onde dados de clientes foram comprometidos.
O grupo ganhou notoriedade em setembro de 2023, após realizar ataques a famosos cassinos de Las Vegas, como MGM Resorts e Caesars Entertainment. Hultquist destacou que o Scattered Spider tende a focar em um único setor por vez, o que sugere que os varejistas devem estar em alerta. A National Retail Federation também afirmou que as empresas estão cientes das ameaças e têm tomado medidas para se proteger nos últimos dois anos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.