23 de mai 2025
Operação internacional contra malware resulta em 20 prisões e 300 servidores bloqueados
Operação "Endgame 2.0" desmantela redes de malware, resultando em 20 prisões e apreensão de R$ 3,9 milhões em criptomoedas.
Operação internacional contra 'malware' bloqueia mais 300 servidores e realiza 20 ordens de detenção (Foto: Bloomberg)
Ouvir a notícia:
Operação internacional contra malware resulta em 20 prisões e 300 servidores bloqueados
Ouvir a notícia
Operação internacional contra malware resulta em 20 prisões e 300 servidores bloqueados - Operação internacional contra malware resulta em 20 prisões e 300 servidores bloqueados
As operações internacionais contra cibercrime têm se intensificado, com a recente ação denominada "Endgame 2.0" resultando em 20 prisões e o bloqueio de mais de 300 servidores. A operação, que ocorreu entre 19 e 22 de maio, envolveu autoridades de Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Países Baixos, Reino Unido e Estados Unidos.
A Europol e a Eurojust, agências europeias para a cooperação policial e judicial, informaram que a ação é parte de um esforço contínuo para desmantelar redes de malware e extorsão. Durante a operação, foram apreendidos 3,9 milhões de dólares em criptomoedas. Os cibercriminosos utilizam softwares maliciosos para infectar sistemas, espionando dados ou criptografando informações para exigir resgates.
Detalhes da Operação
Na primeira fase da operação "Endgame", realizada em maio de 2024, quatro pessoas foram detidas e mais de 100 servidores desativados. A Eurojust destacou que a fase atual focou em grupos que sucederam programas malignos anteriormente suprimidos. Das 300 unidades bloqueadas, quase 50 estavam localizadas na Alemanha.
A Procuradoria Geral de Frankfurt e o Escritório Federal de Polícia Criminal da Alemanha conduziram investigações sobre extorsão em grupo organizado e a integração em organizações criminosas internacionais. As autoridades alemãs emitiram mandados de prisão internacionais contra 20 indivíduos, a maioria deles cidadãos russos.
Impacto e Repercussão
As medidas adotadas durante a operação "Endgame 2.0" visam não apenas prender os responsáveis, mas também desmantelar a infraestrutura que sustenta o cibercrime. As agências envolvidas afirmaram que a ação representa um avanço significativo no combate a atividades ilícitas no ambiente digital.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.